Triquicibernautas

14/02/2014

A escolha da história da semana, por parte da nossa professora não foi feita à toa. "Onde moram as casas", história que alguns de nós já conhecíamos,  escrito por Carla Maria de Almeida, com ilustrações muito coloridas de Alexandre Esgaio, fala-nos dos lugares que habitamos, da construção da nossa identidade, das memórias, dos afetos, dos medos, dos sabores, das sensações e das emoções. As ilustrações essas dão asas à nossa imaginação, levando-nos a fazer o paralelismo com o texto, e ao mesmo tempo a olhar para as imagens e atribuir outros significados, outras leituras, como por exemplo a composição das mesmas, as formas, etc.
Ligar esta história às obras de Miró, foi o exercício que andamos a fazer durante esta semana. Pensamos que a analogia está lá. Nas pinturas de Miró e nesta história encontramos muitas cores, formas geométricas, pontos e linhas, mas também  muito afetividade. 

"As casas têm coração, um sótão para sonhar e uma cave para arrumar coisas assustadoras". Dos pés ao telhado,como são feitas as nossas casas? Como somos nós dentro das nossas casas? Que formas têm a nossa casa? 
A poesia, ou mais concretamente a reflexão poética andou de mãos dadas com a sensibilidade estética. Falamos dos nossos sonhos, dos nossos medos, da doçura dos abraços, da tristeza das mudanças de casa, quando temos que nos separar de quem amamos. E falamos da escrita pictórica, das cores, das formas...




E "executamos" essas cores, essas formas...





E os resultados são a simbiose perfeita entre os afetos e a arte; entre a poesia e a escrita pictórica!





Afinal, segundo a Lara Maria estas casas de que falamos, estas formas que encontramos...


são como a "Rua das formas" (que já tínhamos conhecido o ano passado)cantada pela nossa amiga Professora Alda, agora numa nova  roupagem.




Continuamos para a semana, entre afetos e arte! Bom fim de semana!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.