Triquicibernautas

10/02/2014

Nesta sala de atividades enfatizamos uma visão de educação centrada na pedagogia da escuta que é aquela que cria um contexto de escuta que é igual a aprender, desenvolver e criar. É a escuta que usa os cinco sentidos para colocar o centro da aprendizagem na criança como um ato de respeito e amor. Há aquilo que se pode considerar de uma rede de comunicação entre criança-criança, criança-professor, e entre professores e uma intensa participação dos pais, onde todos entendem que as crianças quando falam têm algo para dizer (comunicar) o que é diferente dos espaços onde as crianças falam mas ninguém as ouve. Escutar as crianças significa observar, interpretar e documentar as falas em relatórios, diários e projetos. Não fazemos do “ensinar” uma transmissão de saberes, mas sim, preocupamo-nos em escutar o que as crianças têm para dizer, e neste sentido “dizer”, não é o mesmo que “falar”. “Dizer”, é expressar-se, é comunicar através de inúmeras linguagens num ambiente educacional baseado na confiança para que se sintam motivadas para desenvolver as suas múltiplas capacidades de se exprimirem e escutarem através de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
Centramos assim o trabalho pedagógico em projetos, onde nós, as crianças somos autoras e produtoras dos trabalhos e projetos desenvolvidos, e participamos ativamente desde a seleção do tema a trabalhar à análise dos seus conteúdos, já que os projetos dão voz ao currículo “emergente” quando somos encorajados a tomar as nossas decisões e a fazer as nossas próprias escolhas Katz Lilian, (1999, cit . por Edwards, Gandinni, Forman, 1999), pois é um currículo flexível que se vai desenvolvendo, adaptando e modificando de acordo com os projetos. A professora ao escutar-nos, está a permitir e a encorajar o aprender, o criar, a elevar o “volume” das nossas vozes nas nossas criações, tendo como finalidade única a reconstrução da aprendizagem.
“ O projeto surge como sentido, com cultura, e esse sentido é o de organizar o olhar, a escuta, as energias, os sujeitos, e as ações para responder a desejos e aspirações que são sempre necessidades de desenvolvimento inter e intrapessoais. Projetos que comprometem, descobrem os obstáculos e procuram os meios de os vencer.” Peças, A. (1999:59)
É isto que temos andado a fazer…às voltas com alguns projetos individuais e de grupo, do qual salientamos o mais recente “Miró”.
Estamos a estruturar os nossos conhecimentos, a fazer reflexões, a definir as etapas necessárias para realizar o trabalho que consiste na regulação cooperada dos projetos realizados por nós e que atravessa todo um processo de realização, que se organiza nestas cinco fases:

Formulação: Diálogo em grupo no tempo de acolhimento; identificação de um problema ou desejo e formulação de projetos.
Balanço diagnóstico, levantamento do que temos e sabemos sobre o tema e do que queremos saber.
Divisão e distribuição do trabalho: Quem faz o quê, quando, como e onde.
Realização do trabalho: Realizar o trabalho, partilhar com todo o grupo o trabalho realizado; perguntas e opiniões do grupo e lançamento de novas pistas.
Comunicação: Partilhar com todo o grupo o trabalho realizado, questões e opiniões do grupo e lançamento de novas pistas.

Encontramo-nos neste momento, entre a 3ª e a 4ª fase…no quem faz o quê, quando, como, onde. “Mapeamos” o projeto, pesquisamos e já executamos.



Alguns de nós andam mesmo a realizar algumas das nossas primeiras escolhas. A (re)criação de pinturas de Miró.



Brevemente entraremos na fase da partilha e da comunicação, tendo como base todo o processo que leva a um produto final, ou seja, a aprendizagem. Aprendizagem vista deste prisma: “ A aprendizagem é um trabalho de grupo realizado através de projetos comuns. A educação é considerada uma atividade comum, uma partilha de cultura, que se processa através da discussão, da exploração e experimentação em torno de temas, ou tópicos, que dão origem a trabalhos de projeto e que são realizados em conjunto por crianças e adultos”. (Lino, 2007, p.102)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.