Triquicibernautas

21/01/2014

Chove, chove...chove...e nós continuamos a fazer experiências com água, tal como tínhamos delineado na planificação do nosso projeto -  "Trovoada/Chuva/Neve".
Hoje decidimos experimentar a transformação da água em vapor. Colocamos uma panela grande de água a ferver.

Depois da água ferver, e quando retiramos a tampa, chegamos à conclusão que o vapor da água subia, e como a sala estava fria (era como se fosse a atmosfera fria), a água que se tinha evaporado, condensava e virava gotas de água, como se fosse a chuva.
A Ana Luísa passa a explicar...


Outra experiência que fizemos hoje, prendeu-se com a transformação da água em gelo. Para isso, e segundo a Lara Maria e o Rodrigo Caeiro, teríamos que meter a água no congelador, "Porque é isso que vai acontecer...é como a neve. Se as nuvens com chuva, estiverem no ar muito frio, vão congelar, e depois chove neve ou saraiva".
Vamos lá então... metemos água num recipiente próprio para o gelo, mas nalguns quadrados acrescentamos corantes alimentares.



 E levamos ao congelador.
Horas mais tarde, retiramos o recipiente do congelador, e a água tinha-se realmente, transformado em gelo, e em gelo colorido, tipo "arco-íris gelado", passando a água do estado líquido para o sólido, tal como acontece com a neve.
Retiramos os cubos coloridos, e os cubos "incolores"... sentimos-lhe o "frio", o "gelado"... e percebemos que os cubos coloridos, deixavam tinta nas mãos.
Então passamos os cubos pelas folhas brancas, e obtivemos lindas pinturas, como esta. Segundo o Rodrigo, esta é uma pintura do "arco-íris da chuva".
Entretanto, ainda começamos uma nova experiência. Adicionamos bicarbonato de sódio em dois copos de água quente, e dissolvemos, mexendo com uma colher. 
E para já deixamos ficar assim...por oito dias. O que será que vai acontecer? Depois mostramos!
E, desta forma, procurando respostas e explicações para os fenómenos do dia a dia, vamos educando em ciência, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de pensar cientificamente.

2 comentários:

Era uma vez... disse...

Fantástico amiguinhos pequenos GRANDES cientistas.
Adorámos a vossa partilha.
Laura piratinhasnoji.blogspot.com

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Pois é, por aqui e por lá as experiências e as descobertas continuam... estamos todos "na mesma onda"!
Ao vir espreitar esta vossa postagem reparei que já fizemos algumas das coisas que vocês fizeram e que (hoje mesmo) vamos fazer outras que entretanto vieram a propósito... parece que andamos a "copiar a lição" uns pelos outros!
Até no entusiasmo... ;-)
Continuação de boas descobertas... nós vamos acompanhando aqui deste lado.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.