Triquicibernautas

28/01/2014

Há uma semana atrás deixávamos aqui estas imagens, e referimos que tínhamos colocado na água quente, seis colheres de bicarbonato de sódio.  Dissemos também que teríamos que aguardar oito dias, para ver o resultado final.
Nessa altura foi muito divertido ver como a água borbulhava, quando adicionamos o bicarbonato de sódio, parecia uma "garrafa de champanhe". Verificamos ainda que o bicarbonato de sódio se dissolveu na água, ficando uma ligeira camada no fundo dos copos. Isto era sinal, de que já não se iria dissolver mais.
Ao longo destes oito dias fomos observando e registando o que se estava a passar. O fio de lá foi absorvendo a mistura. Enquanto a água se evaporava, libertava cristais de bicarbonato de sódio (sal), formando assim cristais de suspensão, e até cristais que se agarram às paredes dos copos, e ao prato. 

Esta foi uma experiência que nos deixou com muitas perguntas e nos aguçou ainda mais a curiosidade. A nossa professora acha que deve abraçar estes nossos interesses e explorá-los ainda mais. Então mostrou-nos estas imagens.

Parece que isto é são "grutas"..."cavernas", com cristais como os que nós obtivemos da experiência, mas estes são enormes, e alguns até têm cor. Será que com esta experiência estivemos a tentar imitar o que se passa aqui? Será que se tivéssemos misturado corantes ao bicarbonato de sódio, e água, tínhamos cristais de cor? Será que os cristais de sal pendurados no fio de lá, nas paredes dos copos de vidro, e no prato,são as estalactites e estalagmites das grutas e cavernas?
Para já ficamos a saber que estes cristais têm assim, estes nomes difíceis. A partir de amanhã, alguns de nós vão procurar encontrar respostas para tantas questões.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.