Triquicibernautas

02/12/2013

É segunda-feira, dia 2 de Dezembro. O primeiro dia do mês foi ontem (domingo), e hoje, no dia de regresso à escola, este avizinha-se como um dia muito, mas mesmo muito preenchido.
"Já começou o mês de natal. Eu faço anos", diz o Henrique.
Pois...Começou Dezembro. E com ele, veio o nosso trabalho inicial do mês. Mudar e colorir o nosso mapa de presenças e faltas;  fazer as respetivas contagens das presenças e faltas nos registos individuais; Mudar o Mapa de atividades (quinzenal) e fazer o respetivo registo; Mudar o quadro das tarefas e responsáveis (semanal)...
"Ufa...isto não é só para hoje, pois não professora. Dá para aí os cinco dias...Segunda, Terça Quarta, Quinta, Sexta... Dias vermelho, azul, verde, rosa, amarelo". Além do Rodrigo Caeiro, mostrar como já tem bem interiorizado os dias da semana, mostra também, como sabe quais as rotinas da sua sala de atividades. "É que para além disto (diz ele), a nossa lista de tarefas para o natal, tem de se cumprir."- Mais uma vez aqui, mostra como já tem interiorizado uma autonomia assumida e responsável, ou não fosse ele o obreiro do projeto natal, quando na lista de projetos, ainda nos inícios de novembro, o lá colocou. Acredito que o Rodrigo, à semelhança de muitos outros Triquiteiros que habitam este espaço, serão capazes de caminhar pela vida fora sem muletas.
Há algum tempo atrás a Triquiteira-Mor, escrevia por aí, que o seu papel principal com os seus Triquiteiros é o de espicaçar as suas mentes, fazendo-os refletir, indagar, interrogar...fazê-los saber estar e ser!
Isso acontece todos os dias, e hoje não fugiu à regra. No conselho de grupo matinal, quando falávamos da nossa lista de tarefas sobre o natal, quando conversávamos novamente sobre o facto de "todos os meninos terem direito a natal", a nossa professora lançou uma questão "A que sabe o natal?"
As respostas, algumas cheias de adjetivos, não se fizeram esperar.
- Aletria, presépio, azevinho, amizade, alegria (Margarida)
- Presentes (Nuno)
- Pinheiro (Rodrigo Portas)
- Pai Natal , jesus, beijos  (Gabriela)
- Estrelas, amor (Ana Luísa)
- Bolas de natal (Maria)
- Sininhos, Anjos (João)
- Renas e trenós (Ana João)
- Biscoitos de Natal (Henrique)
- Miminho - (Rodrigo C.)
- Carinho (Ana Paula)
Mas, acima de tudo sabe a " Aniversário do menino Jesus" (Rodrigo C.)!

É por isto, e por todos os outros tempos de aprendizagens significativas de formação pessoal e social,  que a nossa professora acha que o nosso espaço é um espaço de "veludo"...neste caso, veludo de sentimentos!
E foi tempo de percebermos qual "A verdadeira história de natal". A nossa amiga Juca deu-nos uma grande ajuda.  Amanhã continuamos!!!


" Eu não sei o que é que os outros pensarão lendo isto; mas acho que isto deve estar bem porque o penso sem esforço (...) porque o digo como as minhas palavras o dizem" (Alberto Caeiro)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.