Triquicibernautas

21/10/2013

Hoje na reunião da manhã, entre conversas sobre o fim de semana, e sobre quem estava doente, a Inês aparece com este "Moinho em cartão, 3D", que lhe emprestou a mãe, para trazer para a sala e mostrar aos amigos.
Relembramos o que sabíamos sobre os moinhos, onde é que eles se situavam, porque é que precisavam do rio, riacho ou ribeiro por perto... o que é que faziam ao milho que para lá ia, etc.
A Gabriela, lembrou-se do que fizemos em Maio, na quinta dos Pentieiros, em Ponte de Lima, aqui http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2013/05/um-dia-inesquecivel-no-coracao-do-minho.html, quando estiveram a debulhar o milho, e a meter a semente na terra, num vaso que ficou lá na quinta.
A Margarida, lembrou que trouxemos espigas de milho da quinta da D. Rosinha, e surge assim a ideia de fazermos o que tínhamos feito em Ponte de Lima, mas agora no nosso quintal.
Estava na hora de fazer uma visita à nossa horta, e verificar que se queríamos semear o milho, tínhamos que a limpar primeiro.
Ainda colhemos uma couve coração, assim como alguns espinafres, que lá estavam perdidos, desde a última colheita, e entregamos à nossa cozinheira para amanhã colocar na sopa.


Mãos à obra, ou seja, à limpeza do quintal...com as mãos, e o utensílios que temos para nos ajudar.
De seguida debulhamos o milho.
Estava tudo pronto para semearmos. Como estamos em Outubro, não sabemos se esta sementeira vai resistir... (porque é em Março que semeia, e em Setembro que se colhe), mas não custa nada experimentar. Como diz o nosso amigo Jonh Dewey " Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida", e como diz a nossa amiga Juca "Em Outubro, pega tudo".

Depois da sementeira, há que falar sobre o carolo...mas o que é isto? Quem disse que isto se chamava carolo, foi a Inês. Parece que ouviu em casa. Terá sido a mãe? A avó? Bem mas o carolo, é - Esta coisa cheia de bolhas. Ficou assim, porque tiramos o milho, que dantes era espiga (Margarida). Perceberam? Nós percebemos muito bem!
Por sugestão deste trio... (e que boa foi esta sugestão), toca a sinalizar o "Milheiral".


E pronto...a partir de hoje, temos o nosso milheiral. Fixe!
Novamente citando Dewey -  O pensamento não existe isolado da ação. É na ação e sobre a ação, que a criança "aprende fazendo". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos.

3 comentários:

Helder Magalhães disse...

Fantástico! Estão preparados para cultivar no quintal do senhor Juvenal! Abraço-vos :)

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Vai nascer aí um milho muito triquiteiro... ;-) só não percebi uma coisa:
"Como estamos em Setembro, não sabemos se esta sementeira vai resistir...mas não custa nada experimentar." - então não estamos em Outubro, quando "pega tudo"?

Beijinhos fixes para todos!

Romy disse...

Tens toda a razão Juca. Eu queria escrever isto"Como estamos em Outubro, não sabemos se esta sementeira vai resistir... (porque é em Março que semeia, e em Setembro que se colhe), mas não custa nada experimentar". Já fiz a correção e até acrescentei o que disseste: e como diz a nossa amiga Juca "Em Outubro, pega tudo". Muito obrigada...Dois olhos vêem sempre melhor que um. Bejinhos

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.