Triquicibernautas

21/10/2013

Na sexta feira recebemos a visita de dois enfermeiros do Centro de Saúde de Vizela, que nos vieram sensibilizar para os “Bons Hábitos de Higiene Oral”.
Trouxeram-nos o filme “Dr. Dentolas”, que vimos com muita atenção.

Relembramos com este filme, porque já tínhamos falado disto mais que uma vez na nossa sala de atividades, que a escovagem dos dentes se deve realizar pelo menos duas vezes por dia. De manhã, depois do pequeno-almoço, e á noite, antes de ir dormir. Esta é uma das lavagens mais importantes, porque durante a noite há menor produção de saliva, havendo por isso, menor proteção dos dentes.
A escova de dentes aconselhada, é a de uma escova média ou macia, com o tamanho da cabeça adequado ao tamanho da boca da criança, e deve ser substituída regularmente.
A quantidade de pasta a colocar na escova, deve ser igual ao tamanho do 5º dedo (mindinho) da criança. Ao escovar, inclina-se a escova ligeiramente para a gengiva e faz-se movimentos circulares. Começa-se pela superfície externa dos dentes mais posteriores e continua-se até ao último dente da extremidade oposta.
No final, fizemos a dramatização da história que vimos no filme.
A escova e a pasta de dentes, lembraram como se deve escovar os dentes…começa-se numa ponta, e acaba-se noutra. Por dentro, por fora, em cima e em baixo. No final, escova-se três vezes a língua, como explicou o Sr. Enfermeiro.

 Noutras situações, devemos usar o fio dental.
Por fim, o Dr. Dentolas, e a Dr.ª Escovadela, aconselharam-nos a manter a boa higiene oral, e que devemos também fazer uma alimentação saudável. Evitar os doces, gomas, rebuçados, pastilhas elásticas e alimentos açucarados que aderem facilmente aos dentes, principalmente entre as refeições.
Para responsabilizar os nossos pais na escovagem diária em casa, e para nós adquirirmos com mais facilidade esse hábito, introduzimos esta “Ficha de registo diário de escovagem de dentes em casa”, que no final do mês devolvemos à escola, para se fazer  uma avaliação conjunta.
                   Os nossos dentes agradecem. Vão ficar mais bonitos e a boca a cheirar bem!

4 comentários:

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Este quadrozinho está tão bonito que ele me queria adotar, mas tinha-o que adaptar... Nós lavamos os dentes na escola. E vocês?

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Os bons hábitos nunca são demais, fizeram muito bem em relembrá-los!

Romy disse...

Olá Leonor. Podes adotar e adaptar a nosso "quadrozinho". Se quiseres envio por email. Ele existe precisamente, porque não lavamos os dentes na escola. Achamos que essa atividade, necessita de uma boa supervisão, e de espaço físico. Não temos, nem uma coisa, nem outra. Então, é melhor ter este tipo de intervenção, do que nada.
Bjs.
Rosa Maria

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Sim, sem dúvida. Vou dar-te o mail através do face:) Assim facilitas-me o poupas-me tempo, que é sempre tão pouco :)
Mil beijinhos e obrigada,
Leonor

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.