Triquicibernautas

10/10/2013

Logo pela manhã em conversa de grande grupo, dialogámos sobre a história do "Lobo Mau Xau Xau". Lembramos quem escreveu a história, (o escritor  Franclim Neto), quem ilustrou a história (a ilustradora Fedra Santos), quais as personagens principais da história, que acontecimentos da história nos tinha mais marcado, e como tinha sido o final.
Vai daí, decidimos fazer o Mapa desta História, que funciona como ficha de leitura da mesma. Este instrumento permite à criança conhecer e contextualizar os principais elementos da história: título, personagens, cenários, acontecimentos e final.
Quem quis participar desta "construção", decidi quais as funções a ter, e meteu-se mãos à obra...ou seja, à feitura do Mapa da História do "Lobo Mau, Xau Xau".
O Rodrigo Caeiro, pesquisou na internet, as imagens do escritor e da ilustradora (as fotos ficaram tremidas...que pena!), e imprimiu as respetivas imagens para colocar no mapa. Assim, ficamos a conhecer a cara deles. É mais fácil, associar um nome a uma foto.
Que canseira!  Desenhamos, cortamos, colamos, escrevemos, legendamos...ufa! Mas valeu o esforço. Ora vejam!!!




No tempo de comunicação explicamos ao restante grupo, tudo o que tínhamos feito, e como o fizemos.
Eis o resultado: 
Agora já conhecemos a história de "fio a pavio"!


Através das histórias "É fundamental que a criança possa vivenciar a palavra e a escuta em todas as suas possibilidades, explorando diferentes linguagens, capturando-as e apropriando-se do mundo que a cerca, para que este se desvele diante dela e se torne fonte de interesse vivo e permanente, fonte de curiosidade, de espantos de desejos e descobertas, numa dinâmica em que ela se socialize e se manifeste de forma ativa, cri(ativa), (particip)ativa em qualquer situação, não apenas “recebendo” passivamente, mas produzindo e (re)produzindo cultura" (JORGE, 2003, p.97).

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Adorei a citação, mas acrescentaria "através das histórias e não só, através de tudo, através da vida, vivida ao vivo e a cores!"

Mais um belo e rico trabalho dos triquiteiros, parabéns!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.