Triquicibernautas

13/10/2013

Ao conversarmos sobre as personagens da história "O lobo Mau Xau-Xau", tivemos o cuidado de observar e fazer a leitura de cada uma das páginas. Ao fazermos a leitura, verificamos que por exemplo: só havia um lobo; que existiam três porcos a tomar banho; que as ovelhas eram dez, e que anda havia um carneiro-chefe, etc.
Esta conversa levou-nos à procura dos substantivos coletivos das personagens desta história. Mas, o que é isto de substantivo coletivo? De forma muito geral, são substantivos que, embora empregados no singular, designam um CONJUNTO de seres ou coisas da mesma espécie.
Descobrimos que um conjunto de ovelhas é um REBANHO!


Que um conjunto de porcos é uma VARA!
Que um conjunto de peixes é um CARDUME!
 Que um conjunto de Lobos é uma ALCATEIA!
  Que um conjunto de Pássaros é um BANDO!
   Que um conjunto de Cães é uma  MATILHA!
Só não conseguimos saber o nome coletivo do conjunto de coelhos...será "ninhada"? "coelhada"? Nós bem pesquisamos, mas não encontramos. Aguardamos a vossa ajuda!!!
E porquê "trabalhar" os nomes coletivos com crianças destas idades? Porque como é referido na brochura "Linguagem e Comunicação, e Descoberta da Escrita - 2008 (textos de apoio para Educadores de Infância)" - "Adquirir e desenvolver linguagem implica muito mais do que aprender palavras novas, ser capaz de produzir todos os sons da língua ou de compreender e de fazer uso das regras gramaticais.... Ao mesmo tempo que adquire a língua materna, a criança serve-se dessa língua para comunicar e para, simultaneamente aprender acerca do mundo."
E, assim mediante estes conteúdos, que incluíram também "trabalho" de ordem morfológica, semântica, sintaxe, fonética, em efetiva correlação, procuramos enquadrar e promover práticas intencionais de estimulação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.