Triquicibernautas

18/10/2013

Ontem, o dia começou com um sol um pouco envergonhado. As nuvens espreitavam, mas não salpicaram a manhã com as gotas de chuva dos últimos dias. Isso permitiu que os nossos amigos do Centro Escolar de S. João/Enxertos, do qual nós também pertencemos, (embora em espaço físico diferente), nos viessem visitar. Eram duas turmas do 1º ano, e a turma de 3 anos do pré-escolar. 


(Re)encontramos os nossos Triquiteiros do ano passado.
E com eles veio a professora Elsa da Biblioteca da Eb2/3 
e a professora Sandra de música.
Estas professoras contaram e cantaram a história  "A ovelha que veio para o jantar" de Steve Smalman.
Estivemos muito atentos... A História permiti-nos entrar no mundo da fantasia, fazendo o paralelismo quer, à alimentação saudável (com a sopa de legumes), quer a uma das personagens do imaginário das crianças, (o lobo mau) que nesta história, passa de lobo mau a lobo bom, pois tinha bom coração e precisava de carinho.

No final, ainda cantamos uma canção que foi escrita e musicada por estas duas professoras, e que tinha como refrão:
"Amiguinhos, amiguinhos
É preciso saber comer!
Vamos lá provar de tudo,
Para podermos crescer."
Esta linda manhã permitiu ainda, estabelecer a articulação e promover a continuidade entre ciclos, já que ao desenvolverem-se  atividades conjuntas, e ao estabelecer-se a comunicação (formal ), tanto no que diz à programação conjunta do currículo, como às metodologias e estratégias de ação, se consubstanciam estratégias inovadoras promotoras da mudança e desenvolvimento das práticas  educativas. Como refere Zabalza (2004:13) "A continuidade educativa, minimiza o impacto dos processos de transição entre níveis."

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.