Triquicibernautas

20/09/2013

Começamos o ano iluminados pelo "Brilho dos inícios", e continuamos, embora alguns Triquiteiros estejam um pouco aos "altos e baixos", com "avanços e recuos".
Há quem por vezes choramingue um pouco, fruto dos meses de férias que passaram com as famílias, principalmente quem teve a mãe e os irmãos bebes em casa ( e ainda continuam agora), e ao regressarem à escola, gostariam era de continuar a usufruir desse miminho maternal.
Como diz Rubem Alves " Toda a separação é triste. Ela guarda memória de tempos felizes...e nela mora a saudade...e a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar". Por isso é  natural que durante o dia cheguem as saudade e se encostem aos adultos da sala, peçam colinho e  um abraço que os vai acalmar e lhes dá um pouco mais de confiança. 
As novas aquisições têm-se portado muito bem, de vez em quando lá dizem que têm saudades da mãe, mas mais uma vez aqui, o colinho e os abraços dos adultos que habitam o seu novo espaço, acalma as inquietudes e receios iniciais, estabelecendo-se relações e criando-se laços. 
Os Triquiteiros mais antigos, e que estão muito crescidos (já estão pela terceira vez), ajudam também nesta adaptação, que como sabemos não é fácil. Vamos tentando minimizar a ansiedade ante a separação, mantendo uma boa relação afetiva, e mostrando-lhes como a escola pode ser prazerosa.
Para que eles não pensassem que são os únicos a sofrer desta "saudade", introduzi ontem a história, história essa bem adequada ao que se vai vivendo neste contexto (apenas por alguns), e que se intitula "Um beijinho na mão". Fomos buscá-la aqui http://historiasparapre.blogspot.pt/2013/09/um-beijinho-na-mao.html, um blogue da nossa amiga Juca, que nos faz companhia já há algum tempo. A história fala do Martim e da forma como ele resolveu  a questão da saudade.
Adoraram a história, e os mais velhinhos representaram-na assim:


Ficaram lindas as produções!
Hoje, relembramos a história, e na reunião da manhã decidimos fazer um trabalho com as mãos, em parceria com as mães (elas é que só ficaram a saber, hoje na hora da saída). Na sala, deitamos "as mãos" ao trabalho, pintamos e recortamos...


Começamos a preparar o cenário para o referido trabalho...com as cores do arco íris, (escolha dos Triquiteiros), depois irão perceber porquê.


Agora, só falta o trabalho de casa das mães, para terminarmos esta atividade. Mas, como ia tudo bem explicadinho para casa, não deverá ser difícil de resolver a questão durante o fim de semana. Aguardamos pelo resultado, para depois, darmos conhecimento aqui.
Entretanto, fiquem com a história, para a explorarem também em casa. Irão assim, perceber melhor o pedido feito pelos vossos filhos.
Um beijinho na mão
 Bom fim de semana... Até segunda-feira!


1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Gostei muito desta postagem, porque gosto sempre de saber o que acontece com as histórias que partilho. Os vossos desenhos estão fantásticos e estou "mortinha" por ver a surpresa que estão a preparar... mas entretanto, tenham um fim de semana muito descansado!
Segunda-feira regressam ao jardim com o vosso beijinho na mão!

Bjs, Juca e sala Fixe

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.