Triquicibernautas

28/09/2013

A semana foi intensa em aprendizagens significativas em todas as áreas de conteúdo, e é claro em todas as áreas de atividade existentes na sala. Mau seria, se assim não fosse!
Já aqui falamos em postagens anteriores, que devagarinho, em pequenos passos se vão alicerçando grandes gestos. Também referimos, que "ensinar" os valores morais, é papel da família, mas também da escola. É pois importante que as regras da sala, sejam "construídas com as crianças, e não para as crianças", partilhando-se desta forma os processos de conciliação de direitos e deveres, e que numa sala que se quer bem educada, os Triquiteiros saibam a importância da boa educação, e o uso das palavras mágicas.
As palavras mágicas já tinham sido "construidas" por eles no inicio desta semana... Mas, no final da semana, decidimos ouvir a música da Professora "Aurda Açoriana" - "Boa Educação", até porque eles já tinham dela (professora Alda). E a música é esta.
A ideia era perceber, depois de explorada a canção em grande grupo, se o que a Alda cantava, tinha a ver com as palavras mágicas que já tínhamos construído.
É claro que sim. E como o final da música reza assim "Se quiseres ser bem aceite, ser um fixe,um valentão, não é com a força que o fazes, é com boa educação.", e a imagem que os Triquiteitos mais gostaram foi a que ilustra "Boa Educação", (aquela que tem um menino e uma menina com corações bem salientes) a conversa começa a girar em torno dos ditos corações e se eles estariam apaixonados. 
A Margarida, refere que "para estarem apaixonados, teriam que ter aquela setinha, que atravessa o coração todo...e estes não têm!"
"Mas que setinha?" - perguntam outros. Vai daí a Margarida vai ao quadro e desenha o coração, mas um pouco preocupada, porque como ela refere "acho que não sei desenhar lá muito bem o coração". Não precisava de estar preocupada, porque se saiu muito bem.
Depois de toda esta conversa, entre eles, o Rodrigo afirma que "aqueles corações são os corações da boa educação". Daí surge a ideia de se construir um coração da boa educação.
E fazer as setinhas com as mensagens que constavam da música, para trespassar o "Coração da Boa Educação". 
O resultado é este...

Agora vai fazer companhia ao cartaz das palavras mágicas já construídas, e que por sinal, até estão a ser bem cumpridas.
                                                   
Alguns deles ainda quiseram registar a imagem que mais gostaram.... Ficaram bem bonitas as produções!

 Foi uma boa forma de terminarmos a semana... Com boa educação... E é para continuar!

2 comentários:

Helder Magalhães disse...

E assim cresce o coração dos Triquiteiros! Abraço-vos.

Alda disse...

Como sempre, adorei as conclusões a que chegaram. Gostei muito de fazer parte do processo que levou a algumas delas. Um beijinho da "Aurda Açoriana"

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.