Triquicibernautas

30/09/2013

Não há dúvidas de que os pais são os primeiros educadores das crianças e que, ao longo de toda a sua escolaridade, continuam a ser os principais responsáveis pela sua educação e bem-estar. Os professores aparecem como parceiros insubstituíveis no “transporte” dessa responsabilidade. Como parceiros que são (pais-professores), devem unir esforços, partilhar objetivos e reconhecer a existência de um mesmo bem comum para as crianças, tendo todos a ganhar com uma colaboração genuína, e nesta aliança fundamental e cada vez mais urgente.
A escola deve oferecer uma maior variedade de modalidades de envolvimento parental, uma vez que a participação de algumas famílias se apropriará melhor a um tipo ou outro de modalidade. Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola pode oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respetivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
No caso concreto desta atividade, tentou-se privilegiar a abertura das portas da escola aos pais, unindo-os aos filhos, numa simples decoração do “copo dos lápis e marcadores”, que irão usar ao longo do ano na sala de atividades.
Esta atividade foi pedida na última sexta-feira, e hoje já começaram a chegar à escola, os primeiros resultados.
Na reunião de grupo da manhã, os Triquiteiros que já trouxeram o copo decorado, explicaram individualmente, como o fizeram com os pais (e não só), durante o fim-de-semana.





 Mais tarde escolheram os lápis e marcadores, trabalhando entre outros, vários conceitos matemáticos.
E cá temos alguns dos resultados finais!


Como referimos acima, a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação.
Como diz Rubem Alves “ Sem a educação da sensibilidade, todas as habilidades, são tolas e sem sentidos". Aguardamos pelos restantes. À medida que forem chegando, mostramos.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.