Triquicibernautas

18/09/2013

Nestes primeiros dias do ano letivo, e ao longo do ano, pretende-se que através do encanto de “brincar”(até porque nestas idades, o sensório motor e o simbólico, estão muito presentes) fazer uma interação entre as diferentes formas de ensino/aprendizagem.
Rubem Alves, sabiamente diz: “Coisa gostosa é brincar! Brinquedos dão alegria: bonecas, pipas, piões, bolas, petecas, balanços, escorregadores... Os brinquedos podem ser feitos com os mais diferentes materiais: madeira, plástico, metal, pano, papel. Mas há brinquedos que são feitos com algo que a gente não pode nem tocar e nem pegar: brinquedos que são feitos com palavras”.
Ao “brincar” a criança interage com os seus pares na exploração do espaço e dos materiais, e expressa-se através de linguagens múltiplas. Por outro lado, (re)constrói a consciência da realidade social.
A pedagogia da escuta e das relações permite assim, que o desenvolvimento inteletual das crianças, seja feito através da criatividade e do lúdico.
Loris Malaguzzi dizia: Aprender e reaprender com as crianças é a nossa linha de trabalho. Avançamos de tal modo que as crianças não são moldadas pela experiência, mas dão forma à experiência. (MALAGUZZI, 1999, p. 98).
Daí a escolha das frases do poema deste pedagogo, para o pequeno filme que aqui deixamos.


Porque a infância persiste naquilo que é essencial – as cem linguagens, os cem modos de ser!!! 
E no meio disto tudo, o papel do Educador/Professor, tem de ser necessariamente aquilo que diz Jean Piaget -”Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma”.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Aqui vai o meu comentário, só para dizer que gostei, como sempre, pois nada mais há a acrescentar verdadeiramente ao que ficou dito!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.