Triquicibernautas

03/06/2013

A observação natural do que nos rodeia, como por exemplo a nossa horta,  o nosso jardim, e outros, pode conduzir as crianças à descoberta de regularidades e padrões. De facto, observar com atenção alguns objetos associado ás vivências diárias, pode constituir uma atividade enriquecedora, tanto no desenvolvimento do espírito de observação como na identificação e investigação do regular e do padronizado. 
Nesta altura do ano letivo, a maioria dos Triquiteiros  já estão familiarizados com a padronização. Os mais novos conseguem fazer padrões de repetição simples, mas há aqueles, que já conseguem fazer padrões mais difíceis, sendo incentivados para isso, tornando-se inclusive um desafio estimulante para eles. 
Foi o que aconteceu hoje. Depois de visitarmos a horta, e de fazermos um jogo didáctico com padrões (as fotos ficaram desfocadas), este grupo decidiu, explorar os padrões, criando um jardim padronizado. Com restos de espuma de várias cores, cada um criou o seu, de acordo com a sua criatividade  interagindo em grupo, compartilhando ideias e pontos de vista, construindo e experimentando.
Nada melhor, que trabalhar ao ar livre, pois o dia de sol era convidativo.




Depois de terminarem os seus padrões, os Triquiteiros usaram o lápis verde de cera para criar a haste da flor, e decidiram adicionar todas as cores que tinham, criando nos seus jardim, um padrão de repetição.



Depois de explicado todo o processo, cá estão alguns dos produtos finais, que são o espelho de cada um.





Como  (2002),  "A matemática é a ciência dos padrões", constituindo-se deste modo, uma das razões que fundamentam o trabalho com padrões, logo desde o Jardim de Infância. 
Mais concretamente,"O trabalho com padrões é um dos alicerces do pensamento algébrico, pois a ideia de variável, começa a formar-se ao longo da exploração de situações associadas à identificação de regularidades." (in "Geometria, Textos de apoio para Educadores de Infância - DGE").

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.