Triquicibernautas

25/05/2013

O dia acordou carregadinho de sol e boa disposição. Bem cedo, partimos em direção a Ponte de Lima, mais concretamente, em direção à Quinta dos Pentieiros.

Chegados lá fomos recebidos pela Engenheira Irene, que foi a nossa guia.

A primeira visita do dia, foi aos animais da quinta. Começamos pelos cavalos e póneis.

Montamos e tratamos  os póneis, o que adoramos.

Depois um passeio de Charrete pela quinta! Outra atividade que nos deixou felicíssimos.

Desfolhar o milho, ou seja, separar o grão de milho do sabugo, foi um sucesso.  A D.Lucinda explicou-nos todo o processo.

A atividade seguinte, passou pela sementeira da semente do milho. Ai, como adoramos mexer na terra.

Falamos do processo da viagem da sementinha...que sabíamos na ponta da língua. Semente, raiz  caule, folha, flor, fruto, semente...

Colocamos as nossas sementeiras no espaço reservado para as mesmas.

A Margarida, encontrando um regador ali à "mão de semear", regou as sementeiras. Segunda ela, faltava a água. Como tinha razão. Quem ia fazer isto era a monitora da atividade, mas a Margarida antecipou-se.

Passamos ao jardim das plantas aromáticas, (sempre com a supervisão da Engenheira Irene), e sentimos o aroma destas.

Dar de comer ás cabras, pavões, e galinhas, foi um encanto!

Adoramos fazer miminhos aos burros.

O lago, também nos encantou!

A aventura no meio rural tinha terminado... estávamos com fome. Era tempo de "picniquar" , ainda dentro da quinta.

E no fim , brincar...brincar!!!

Tirar uma fotografia bem juntinhos (somos 25) a "dizer" que tinha sido uma manhã muito fixe.

De regresso ao autocarro, partimos para Viana do Castelo.  Nós e a Turma D, fomos primeiro ao Museu Municipal. O Ricardo, guia do Museu explicou-nos o que íamos ver. E vocês conseguem ver o Mosteiro de Santa Luzia ao fundo desta foto?
O edifício do Museu, foi em tempos um palácio. Visitamos o quarto, os salões, a capela interior.

Agradecemos ao Ricardo por nos ter guiado, e partimos para a Praça da República, para o Museu do Traje.
Aqui, tivemos como guia, o Nuno. Levou-nos a ver a riqueza etnográfica dos trajes tradicionais de Viana, e a exposição permanente "A Lã e o linho no Traje do Alto Minho".  A Gabriela, ficou imediatamente amiga do Nuno, e fez-se ao "colinho".

Depois, disse-nos que tinham um segredo para nos contar...Não podíamos contar a ninguém. Mas nós não gostamos de guardar segredos, e vamos contar. O Nuno levou-nos de elevador (todos...foi uma festa) até...

À sala do ouro.
Vimos como se abria o cofre, e entramos. Lá dentro estava um enorme tesouro. Ouro...muito ouro. "Ouro dos piratas, perguntou o Miguel?". Não. São peças doadas pelo ourives Vianense Manuel Freitas ao museu.

Agradecemos ao Nuno, toda a simpatia que teve connosco, e ainda tivemos tempo de observar por fora o navio Gil Eanes..."Que grande é".

De regresso a casa, depois de um dia delicioso no coração do Minho, cheio de novas aprendizagens, brincadeira  e felicidade, só poderia terminar assim...