Triquicibernautas

14/05/2013

Quando começamos as sementeiras e plantações na nossa horta, ficamos com curiosidade em perceber como nascia e crescia uma planta.
A experiência do feijão é uma ótima experiência para perceber a germinação, o "nascimento" das plantas e iniciar as crianças no mundo da botânica.
Por outro lado, esta experiência, é de rápida conclusão, pois a germinação do feijão é célere, e pode ser apreciada e avaliada em poucos dias.

Assim, em primeiro lugar, umedecemos o algodão com água...
Colocamos o algodão umedecido, com o feijão no fundo do recipiente (copo de iogurte vazio). Cada criança, fez a sua experiência.

Deixamos esta "experiência" num local arejado, com bastante luz, pois são os dois elementos essenciais para uma planta ou ou outro ser vivo sobreviver. Sem luz para aquecer e ar para respirar, não se vive!

 Passados alguns dias, verificamos que em primeiro lugar, nasceram as raízes do feijoeiro, seguido do "pauzinho" - caule, que sustenta toda a "salvação" da planta. 



Após o caule, vieram as folhas....

E a planta que já começou a nascer, poderá ser plantada na terra... foi o que fizemos. 




Para gerar cada vez mais frutos (feijões) e crescerem fortes e saudáveis! Para isso não podemos de esquecer de regar, todos os dias!

Agora, também já temos um feijoeiro na nossa horta. Que depois de tudo o que descobrimos, decidimos chamar de "Feijoeiro Mágico"
Nota: Ainda só colocaram na terra, os feijões que já estavam germinados. Outros, serão colocados, quando estiverem no "ponto".
Além desta experiência, colocamos também um copo de iogurte com feijão sem água, e num armário fechado; Um copo de iogurte com o feijão na terra, mas sem água e à luz solar. Daremos conta dos resultados destas experiência, noutro post.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.