Triquicibernautas

30/05/2013

Hoje recebemos a Médica Dentista - Drª Liliana Dias, e a sua assistente, Daniela Pinto, da Odontopediatria. Vieram falar-nos dos "Bons hábitos de higiene oral".


Relembramos com elas, porque já tínhamos falado disto mais que uma vez na nossa sala de atividades, que a escovagem dos dentes se deve realizar pelo menos duas vezes por dia. De manhã, depois do pequeno almoço, e á noite, antes de ir dormir. Esta é uma das mais importantes, porque durante a noite há menor produção de saliva, havendo por isso, menor proteção dos dentes.
A escova de dentes aconselhada, é a de uma escova média ou macia, com o tamanho da cabeça adequado ao tamanho da boca da criança, e deve ser substituída regularmente.
A quantidade de pasta a colocar na escova, deve ser igual ao tamanho do 5º dedo (mindinho) da criança. Ao escovar, inclina-se a escova ligeiramente para a gengiva e faz-se movimentos circulares. Começa-se pela superfície externa dos dentes mais posteriores e continua-se até ao último dente da extremidade oposta.
Vimos tudo isto num filme .



Para mantermos uma boa saúde oral, além dos bons hábitos de higiene oral, devemos fazer uma alimentação saudável. Desta forma, devemos evitar os doces, gomas, rebuçados, pastilhas elásticas, refrigerantes, e alimentos açucarados que aderem facilmente aos dentes, sobretudo entre as refeições.
No final, a Drª Liliana, e a Assistente Daniela, ofereceram-nos um lápis e um panfleto, com todas estas indicações.

Obrigada pela visita e pelos conselhos!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.