Triquicibernautas

11/05/2013

Há umas semanas atrás, semeamos e plantamos alguns legumes na nossa horta. Os dias passaram, as sementes e as plantações, receberam a luz e a água necessária, para começaram a "despertar".

Os espinafres.
Os rabanetes.
A alface, couve galega e coração.
Esta semana, a responsabilidade de cuidar da horta era do Ademar. Levou alguns dos amigos, e decidiram levar os caracóis, que andavam a comer as nossos produtos hortícolas, para outras paragens. É que são mesmo muitos, e todos os dias, é preciso verificar. Quase que é preciso, transformarem-se na brigada anti-caracol.


Numa  das conversas, sobre a nossa horta o Martim referiu que a horta da casa dele tinha muitos mais legumes, que a nossa...vai daí fomos fazer-lhe uma visita. À horta, claro. Concluímos que, apesar de não ser muito grande, era bem maior que a nossa, e que realmente tinha outros legumes, como por exemplo: favas, feijão, couve nabiça, beringelas, courgete, couves, e outros.


O Martim, explicou que esta planta é das abóboras, que irão aparecer aqui, mais lá para o outono.
E serão assim grandes como esta, que está aqui desde o ano passado.
O pai do Martim, sempre muito atencioso, continuou a explicar quais os produtos hortícolas que tinha na sua horta.

Depois, mostrou sementes de abóbora que podiam ser comidas. Explicou como se descascavam...
Foi uma correria às sementes!
Eram deliciosas, pois comeram-nas todas!
Muito obrigada aos pais do Martim, nos nos terem recebido de forma tão calorosa. Ficamos felicíssimos com a visita!

Também esta semana, lembrei-lhes a história que o nosso amigo Hélder Magalhães tinha vindo contar há duas semanas atrás - "O quintal do Sr. Juvenal", pois serve que nem uma luva a um dos prjetos que temos na sala - "A nossa horta". "O quintal do Sr. Juvenal", é o novo conto infantil deste escritor, e ainda está apenas no papel. Não há livro, nem ilustrações.


Como a visita ocorreu, em pleno dia Internacional do Livro Infantil, e estávamos com outros projetos em mãos, foi agora o momento certo de agarrar a história. Vai daí, depois de devidamente explorada, deixamos aqui alguns dos nossos primeiros registos. Muitos outros acontecerão.


Deixamos também um bocadinho da história, para abrir o apetite " ...  No quintal do senhor Juvenal, a confusão era tal, que as folhas do coração entraram em acelerada arritmia. Vai às favas, disse de raspanete o rabanete para o alho. As favas estão na vagem, cortou o alho, ofegante da viagem. Entretanto, o coração não aguentou e murchou. As cebolas juntaram-se e foi um coro de choro. Umas tolas, balbuciaram os brócolos, por cima dos óculos. As couves-flor prostraram-se num silêncio de dor, já os espinafres mostraram-se uns valentes, cerrando os dentes."

"Imediatamente, eclodiu uma zaragata entre uma batata e um tomate, tudo por causa de uma semente. Está o caldo entornado, atirou o feijão ainda em embrião. Chega, disparou a couve-galega. O tomate ficou encarnado e a batata deslocou uma omoplata."
"...Muuu, mugiu a vaca Matraca junto da manjedoura...Cocorocó! Cocorocó! Cocorocó!, cacarejou, alto e bom som, o galo Gargalo....És mesmo cabeça de abóbora, virou-se a cabaça para a abobrinha, enquanto o pimento ficava verde de tanta erva daninha. Vem aí o senhor Juvenal, avisou o nabo que já não podia com uma gata pelo rabo..."

Por falar em Sr. Juvenal, alguém sabe como ele é? Pois, nós não sabíamos. Daí o desafio lançado na sala. E começamos individualmente a dar-lhe vida. Uns achavam que tinha chapéu e óculos, outros que só tinha chapéu, e outros ainda, que teria que ter sachola ou engaço na mão. 





A Inês exemplifica como foi o processo de elaboração do seu "Sr. Juvenal". Depois de o desenhar numa folha, a Inês...
Cortou a roupa para vestir o Senhor Juvenal.
Chegou cola...
E colou...E cá está o Sr. Juvenal da Inês.

E mais alguns dos "Senhor Juvenal" que saíram....




Há mais...mas, a máquina fotográfica da professora, portou-se um bocado mal. Prometemos colocar os outros na próxima semana. Esperamos que gostem destes.

3 comentários:

Helder Magalhães disse...

E assim se cultiva por excelência! Fantásticos Triquiteiros! Abraços.

Karinna* disse...

*Um trabalho de puríssimo amor, amor pela educação, amor pela missão, amor pelos educandos. Fantástico! Beijo-os! Karinna*

Romy disse...

Obrigada Karinna! Volte sempre. Gostamos da visita. Beijinhos
Rosa Maria e Triquiteiros

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.