Triquicibernautas

17/03/2013

No início de Fevereiro, fomos convidados a participar numa atividade que incentivava a poupança e que se inseria na Comemoração do Dia Mundial do Consumidor – 15 de Março.
A atividade consistia em construir um porquinho mealheiro (já que atendendo às circunstâncias em que vivemos atualmente, é fundamental incutir nas crianças o espírito da poupança), recorrendo à utilização de vários materiais reutilizáveis e decorá-lo com as cores da bandeira de um dos países europeus.
Ao delinearmos um projeto de trabalho a desenvolver com um grupo  de crianças, é impossível não refletirmos sobre a nossa filosofia educativa, ou seja questionarmos sobre porque fazemos isto, ou aquilo desta forma, porque seguimos este caminho e não o outro. Essa opção educativa dependente em muito daquilo que somos hoje como pessoas, das nossas experiências e da forma como nos projetamos para o futuro.
Procurando o significado da palavra “ FILOSOFIA”, o dicionário define como” amor pelo saber e pela ciência”  e ainda como “ um sistema particular de princípios para conduzir a vida”. Também nós, enquanto profissionais de educação nos regemos por um conjunto de princípios que nos conduzem  na  procura constante de escolhas e decisões educativas cada vez mais coerentes e comprometedoras para com as crianças.
Trabalhar em projeto é trabalhar dentro de uma metodologia ativa, onde todos os alunos são construtores do seu saber, desenvolvem capacidades investigativas, compreendem relações dialógicas entre teoria e prática, desenvolvem o espírito democrático em trabalho de grupo, desenvolvem a criatividade e a autonomia, resolvem e contextualizam socialmente os problemas.
Assim, só faria sentido construirmos um porquinho mealheiro que se inserisse dentro de um dos projetos da sala… e isso era possível.

Convidamos a Joana, (é sempre bom recebermos a animadora sócio educativa da escola) para nos dar uma ajudinha neste processo. Iniciou a sua demonstração, dizendo como teriam que rasgar o papel de jornal, em tiras na vertical, para estas saírem perfeitas.


Depois a cola, tinha que ser da branca, e ficar assim um pouco liquida.



Encher um balão, colocar a cola e depois as tiras de papel por cima da cola.


O grupo que tinha mostrado interesse na atividade meteu mãos à obra, e começou por rasgar o papel de jornal.



Colar no balão.









E deixar secar durante uma semana.
Quando estava pronto para pintar, procedeu-se à escolha do país da Europa que ficaria representado no porquinho.
Passeou-se pelo globo, visitou-se os países dos cinco continentes, assentou-se arraiais na Europa, e verificou-se que os Triquiteiros conheciam bem quer a França de Monet, quer a Espanha de Miró. A escolha recaiu em Espanha e em Miró.

Depois, foi só visualizar algumas pinturas de Miró, relembrar as cores principais e pintar.








Os restantes materiais que deram forma ao porquinho, foram as rolhas de cortiça para as “pernas” do porco (pintadas de vermelho e amarelo), os botões para os olhos, a rolha da garrafa da água para o nariz, , e pasta de enchimento colorido para as orelhas. Isto tudo foi colado com cola quente pela professora, porque era perigoso para os Triquiteiros.


Deram-se os retoques finais.



E o resultado foi este. Um porquinho mealheiro colorido, para dar mais vida à poupança do cinzento diário de um país em crise.





Está em exposição na Escola Secundária de Vizela, junto com muitos outros porquinhos mealheiros alusivos a vários países europeus. Os Triquiteiros esperam que gostem…é que eles adoraram fazer o seu porquinho mealheiro à Miró. Não tem a bandeira de Espanha...mas Miró é Espanha. É bom ser criativo, "aprender" de forma significativa e eficaz...assumir ruturas.

“Projeto é a afirmação do ser humano pela acção”, crianças em projeto são, “autoras de si próprias”( Sartre, 1960 )

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