Triquicibernautas

17/02/2013

Na quinta-feira, dia 14 de Fevereiro, foi dia de voltar à escola, depois de três dias de interrupção letiva de Carnaval. As novidades eram tantas, que quase se "atropelavam" para falar. Novidades sobre o carnaval, mas principalmente sobre o dia 14, dia de S. Valentim, padroeiro dos namorados. 



Uns, porque iam jantar com os pais à noite ao restaurante, outros porque iam ficar com os avós e os pais iam sozinhos e outros ainda, porque também gostariam de fazer o mesmo que os adultos. Sim...é que há quem "namore" nesta sala. 
O Gabriel afirmou que a Margarida é a sua amiga especial...e é verdade. Estão (e)namorados diariamente. A Lara Filipe reclamava a presença do João Pedro ao seu lado, e muito mais poderia dizer sobre outros. Mas, aquele que mais me "tocou" pela sua expressão ( de preocupado) foi o Hugo, quando me disse: Professora a minha Princesa Avicella é a Inês e está na outra escola parecida com a da escola  da "Margarida da história da Princesa Avicella". A escola que nós fomos vestidos de principes romanos. Podemos fazer hoje a "pista da Avicella", e eu vejo se a Inês não tem outro namorado!
Depois de conversar um pouco com o Hugo sobre este assunto, e tentar que ele não ficasse tão preocupado...e depois de falar com todos os outros sobre o "dia dos namorados", e de que como eles já sabiam ..."Amor não é só namorar...mas também". Amor é falar de "Gestos e Afetos" e foi tempo de lhes lembrar  e "olhar" novamente do livro "Ser Amigo É"



E, dizer-lhes estes três versos:

"O AMIGO PASSOU E DISSE:
GOSTO DE TI
E O CORAÇÃO FICOU A DANÇAR DE ALEGRIA."


Ao que, e ainda antes de os explorarmos o Ademar, pergunta: "Professora ...isto é do nosso amigo Helder Magalhães?" "Não" - respondi eu..."mas bem que poderia ser. Foi  uma amiga minha que me disse este pequenino poema um dia ao ouvido".
Estávamos nós neste diálogo ternurento e entusiasta sofre os afetos, quando chega a professora de Música, e nos surpreende com a seguinte música:


 A Professora Sandra, explica que se trata da história de amor da Cinderela e do Pedro, ao que o Hugo diz: " Professora Rosa Maria...não ficava melhor, se fosse a história do Pedro e da Avicella, é que até rima, e o Pedro era o namorado que a Avicella não tem!" 
Tenho que concordar com ele que dado o projeto que temos sobre a Avicella, esta observação até que se enquadra muito bem. O Hélder Magalhães "está feito" com os Triquiteiros...Vá lá arranje um namorado à Princesa Avicella, que eles não se calam com o assunto.
Bom...mas com esta música e outras, lá fizeram um jogo de "Gestos e afetos" com uma bola...que lindo foi!











Depois do jogo voltamos ás "definições" do que é ser amigo para os Triquiteiros e surgiram registos com estes:








E as vozes destes assim.



Mais tarde, falamos também sobre o amor dos pais pelos filhos e vice-versa, e sugeri, que levassem para casa um coração, para decorarem com os pais. A ideia era que os pais dialogassem com eles sobre este tema, colocassem no coração palavras ou frases sobre os afetos e devolvessem o coração no dia seguinte para construirmos todos juntos uma árvore de "Gestos e Afetos". 
E, os corações foram devolvidos e de forma surpreendente. No tempo de comunicação, todos tiveram oportunidade de explicar aos amigos como fizeram o seu coração com os pais.





















Na generalidade apareceram, mensagens que diziam o seguinte: SER AMIGO É/AMOR

                                                                                                                   
 Carinho                  Cuidar                          Ajudar                         Ternura                         Miminhos                     
Abraçar                    Partilhar                        Proteger                    Aconselhar                        Educar
Passear                     Alegrar                          Confiar                        Dialogar                     Compreender
Brincar                     Lealdade                  Contar histórias                  Confiar                       Preocupação           Dar as mãos             Orientar                        Dar apoio                     Perdoar                      Dar beijinhos

Agora que tínhamos os corações/flores, faltava o tronco e os ramos para montarmos a nossa árvore dos "Gestos e Afetos"
A Margarida, Lara, Gabriel e João meteram mãos à obra ...



 No final ficou assim!!!




Não resisto a deixar uma das mensagens, que encheu o meu coração e o dos Triquiteiros:


"Amor é dar um beijo apertado, é o dizer boa noite mãe e irmão "dorme bem. É partilhar o dia.                           
Amizade é ouvir e saber compreender, respeitar e preocupar-se com os outros.  O amor entre pais e   filhos não consigo explicar, é algo que se sente, pois não  consigo explicar , é algo que se sente mas não há palavras para exprimir                       
Amor, Amor, é o que eu sinto pelos meus anjos."

É assim, o amor num todo que é tudo, ou não vale nada! Obrigada pais dos Triquiteiros pela colaboração. Os "Gestos e Afetos" foram bem mais sentidos e vividos.

2 comentários:

Alda disse...

Gostei de tudo, mas adorei o dar "Carimo" e os beijinhos na "Buoca". Uma doçura.
Alda

Romy disse...

Uma doçura ...mesmo. Obrigada Alda pela visita. Beijinho dos Triquiteiros.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.