Triquicibernautas

05/02/2013

O dia de S. Valentim ainda vem longe, mas ontem decidimos abraçar o desafio da Microliteratura (página do facebook) e falar de Amor para um concurso com o título "Curtas Poéticas". Este desafio, consiste em escrever sobre o Amor apenas com 140 carateres e deveria ser feito até dia 8 de fevereiro. Como a partir de 8 até dia 13 de Fevereiro estamos de interrupção letiva, aproveitamos a hora da nossa rotina de segunda-feira (quinzenal)  e introduzir a nova história da quinzena, que será retomada no regresso da pausa carnavalesca.
Falar de amor é também  falar de afetos, de amizade, e na hora do conto a professora introduziu a história "SER AMIGO É". 



A história foi escrita por Ana Luísa Carapinheiro e é o resultado das sua tese de mestrado em Psicologia da Educação.
Num mundo cada vez mais egoísta, em que olhamos cada vez mais para o nosso umbigo, o livro transmite-nos através de frases e imagens simples, o valor da amizade. E a amizade, como todos sabemos é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. 
Ser amigo é assim, tal como diz o livro...partilhar, escutar, olhar com atenção, cuidar, dar a mão, cuidar...etc.
Palavras que os Triquiteiros estão acostumados a ouvir todos os dias na sala, até porque fazem parte dos direitos e deveres do grupo. Portanto, nada que não conhecessem, mas que teve um sabor especial, pois as referidas palavras foram acompanhadas pelas lindas imagens do livro. 
Depois de uma longa conversa em grande grupo, os Triquiteiros selecionaram algumas frases que mais tinham gostado do livro, e outras da sua autoria, e ligaram-nas ao tema AMOR, decidindo elaborar um cartaz.
Assim, uma carolina azul céu (porque segundo eles o amor é como o céu - azul), copiaram as palavras...



Além disso, o cartaz tinha que conter um coração Vermelho, também porque segundo eles " Amor sem coração ...não é Amor".


E para finalizar, cada um estampou a sua mão da cor que quiseram, num "jeitinho especial - de dar mãos" - disseram eles.



Para o concurso "Curtas Poéticas" foi a frase : "Amor é: Dar beijinhos; Dar abraços; Partilhar; Cuidar; Amizade; Ler e brincar juntos; Dar as mãos; Ajudar; Ser Feliz!" é claro acompanhada do cartaz.
com atividades deste género as nossas crianças tornar-se-ão de certeza seres humanos mais felizes, mais amigos e "ENAMORADOS" pela vida.


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.