Triquicibernautas

27/01/2013

Na sexta-feira passada, foi novamente dia do "A caminho da fantasia". Desta vez a equipa bibliotecária", as professoras Elsa e Sandra e o professor Jerónimo, trouxeram uma história alusiva ao Inverno, intitulada " A Formiga e a neve", que assentou que nem uma luva, no trabalho que estava a ser realizado na sala dos  Triquiteiros.
A história foi dramatizada pela Professora Elsa e Professor Jerónimo e em algumas partes narradas pela Professora Sandra. Pela cara dos meninos, parece que foi do agrado de todos!





E começa assim!!!



"Certo dia, a formiguinha trabalhadeira, quando ia buscar uma semente para o seu celeiro de Inverno, foi apanhada por um nevão e o seu pezinho ficou preso na neve. Muito aflita, ela pediu à neve:


- Ó neve, tu és tão forte que o meu pé prendes!
- Mais forte do que eu é o Sol que me derrete! - respondeu a neve.


Então a neve fala para o Sol:
- Ó Sol, tu és tão forte que derretes a neve, que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é a nuvem que me tapa! - respondeu o Sol.
- Ó nuvem, tu és tão forte que tapas o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o muro que não me deixa passar!


- Ó Muro,  tu és tão forte que não deixas passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o rato que me fura!



 Ó rato, tu és tão forte que furas a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o gato que me come!


 Ó gato, tu  que és tão forte que comes o gato, que rói o muro, que  não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o cão que me persegue!





Ó cão, tu és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é o boi que me come!





- Ó boi,  tu és tão forte que comes o cão,que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!
- Mais forte do que eu é a menina que me trata.



Aí a formiguinha virou-se para a menina (que era a nossa Gabriela) e pediu: 
- Ó menina, tu és tão forte que tratas do gato, que come o rato, que fura a parede, que não deixa passar o vento, que empurra a nuvem, que tapa o Sol, que derrete a neve que o meu pé prende!





 Então a menina (Gabriela) retirou cuidadosamente a patinha da formiga da neve e, assim, ela pôde ir para casa."




                                            E todos adoraram a história.


Por último, foi uma animação cantar e dançar com os amigos professores do "A caminho da fantasia", uma canção que falava do inverno e da neve.











Nota: Lembro que os Triquiteiros levam (rotativamente) para casa uma história para ser lida com os pais ou outros familiares. A história é devolvida, assim que for lida. A "leitura vai e vem" insere-se no projeto Ler +.
Solicito que o contador da mesma, faça aqui em www.praticasdeleitura.webnod.pt,um pequeno comentário sobre o livro ou...escreva um pequeno poema sobre o que contou. Se não quiserem fazer, ou não puderem fazer neste site, podem fazê-lo através da "folhinha" que vai junto com o livro.


Deixo-vos também um vídeo da história, que embora não seja exatamente igual à que foi contada e dramatizada, é igualmente bonita. (aliás os Triquiteiros já a visualizaram na sala)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.