Triquicibernautas

29/09/2012


O Outono chegou à sala dos Triquiteiros em forma de música. Como os Triquiteiros do ano passado já conheciam Vivaldi (projeto trabalhado a partir de Março até Junho 2012), optei por introduzir o Outono de Vivaldi. É claro, que alguns deles, disseram logo: "É Vivaldi professora". Este vídeo além da música traz também imagens das cores de outono. 





De acordo com a brochura "As  artes no Jardim de infância" pretende-se com atividades deste género, criar contextos artísticos em ambiente pré-escolar. Assim, ao nível da música e no caso concreto de Vivaldi, em que as suas criações (4 estações) descrevem sons da realidade, como o vento, a chuva, a trovoada, etc, faz com que as crianças sintam um empatia evidente entre o que ouvem e a realidade que os circunda.
Com a música como pano de fundo, lá foram dando asas à sua imaginação, pintando o Outono deles, depois de explorarmos as cinco cores de outono.


Deixo aqui algumas imagens do trabalho de alguns... na criação das  suas produções outonais.









Agora, ouve-se constantemente Vivaldi e o Outono enquanto trabalham, até porque também ajuda a estarem mais calmos. Outras explorações artísticas em torno de Vivaldi serão feitas. Uma coisa é certa...Vivaldi irá acompanhar os Triquiteiros ao longo do ano letivo, até porque tem as quatro estações.

27/09/2012

Num grupo de 25 crianças em que a idade da maioria se situa entre os 3 os 4 anos, e onde 13 são recém chegados à sala dos Triquiteiros, é de perceber que estes primeiros dias sejam de imensa agitação. Os triquiteiros novos querem estar em todas as áreas ao mesmo tempo, têm dificuldade em partilhar; as mãos e os pés de vez em quando fazem "malabarismos estranhos"...etc, etc.
Mas aos poucos  vão percebendo, ainda que muito a custo, que para estar nesta escola têm que ter em  atenção a algumas coisas. Ou seja, as regras começam a aparecer.
Esta semana, as aprendizagens giram em torno de:

"Olhos são para ver, descobrir ...deverão estar bem abertos...;
Os ouvidos bem à escuta...atentos;
A boca serve para falar...mas não muito alto... E claro, por o dedo no ar para falar, já que ao mesmo tempo não se percebem uns aos outros...;
Os pés são "pezinhos de veludo", andam dentro da sala suavemente...nada de correr;
Que se deve arrumar todo o material no final de trabalho nas áreas;
Que nas áreas tem de haver um número certo de meninos, como por ex: só podem estar 4 na área da Matemática e Jogos Calmos, pois quando estão  muitos a trabalhar ao mesmo tempo é uma grande confusão
As mãos deverão ser amigas... São mãos que ajudam e não mãos que magoam os amigos... e que deverão ser lavadas sempre que vão à casa de banho e antes de depois do almoço;"

Assim, decidimos estampar as mãos dos Triquiteiros num painel conjunto onde o lema é . "Mãos que ajudam", até porque estão também a aprender a gostar uns dos outros e as mãos são parte integrante dessa amizade.



E o resultado foi este...







Há...também já estão a aprender a dizer algumas palavras mágicas, tais como: Por favor; Obrigada; Bom dia; Desculpa; Até amanhã!


Isto vai lá...de certeza!

25/09/2012

Hoje tivemos a visita da professora Sandra do agrupamento de escolas de Caldas de Vizela, que trouxe aos Triquiteiros uma sessão de expressão musical. A partir de hoje e sempre às Terças-feiras de manhã iremos ter a sua companhia. 


Para começar trouxe uma canção para nos conhecermos todos melhor...em jeito de "Bons dias". Com a ajuda da viola, foi bom cantarmos o "estou aqui para ti e para mim"!









 As palmas também ajudaram...


E de novo a viola...


E por fim...a AMIZADE! "Gostaste Ana Luísa? - Disse a Margarida." Claro que sim! Felizes estavam eles no final da atividade, e de tarde já me perguntavam quando voltava a Professora Sandra. Para a semana há mais.


De acordo com a a brochura As Artes no Jardim-de-Infância, no que concerne à Música esta "pretende incentivar a criação de contextos artísticos em ambiente pré-escolar". Fica claro que o domínio da Música é olhado do ponto de vista não só da atividade lúdica, "...mas também numa perspectiva de desenvolvimento cultural das crianças." "...enquadram-se nos domínios da execução técnica, da criação e da apreciação, preconizados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e são articuladas com o contacto regular com obras e artistas da cultura portuguesa e internacional."
É isto que pretendemos fazer com este projeto durante o ano letivo de 2012/13.


24/09/2012


Esta é a nossa história da semana...e porque será que ela apareceu na sala?

"Era uma vez uma velha que tinha um gato. O gato era muito comilão e andava sempre a ver se surripiava alguma coisa. Um dia, a velha fez uma panela de papas para o almoço; mas quando as ia provar, o gato assaltou a cozinha e comeu as papas, e a panela, e a velha também..." 
Assim começa a história do famoso 'Gato comilão', história esta recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, na qual é possível explorar conteúdos programáticos nas áreas da Formação Pessoal e Social; Expressão/Comunicação e Conhecimento do Mundo. É o que iremos fazer durante a semana... É que há Triquiteiros  que não gostam nada de comer...não sabem comer de faca e garfo...etc.etc.etc. 


Adaptador: Patacrúa


Ilustrador: Oliveiro Dumas


Editora: Kalandraka

Como os Triquiteiros gostaram imenso da história, deixo aqui uma recriação da mesma que encontrei no youtube para poderem em casa juntamente com os pais, fazerem a hora do conto.



Boas leituras!

23/09/2012


Nos primeiros dias letivos com crianças pequenas e que estão a fazer a sua adaptação e socialização, é necessário que o Educador/Professor utilize estratégias diversificadas, divertidas e atrativas para captar a atenção da criança e ajudá-la na sua própria integração.
O teatro de fantoches, proporciona tudo isto: socialização; criatividade; atenção; memorização; comunicação. Ou seja, é a expressão e comunicação (domínio da expressão oral e abordagem à leitura e escrita), aliada às outras duas áreas de conteúdo do pré-escolar (Formação pessoal e Social e Conhecimento do Mundo) a funcionarem em pleno.
Um dia destes, decidi introduzir a história do Capuchinho Vermelho através de leitura de imagens (jogo linguístico)...



e de seguida fazer o teatro de fantoches da mesma história. Primeiro veio o Capuchinho...


A expressão dos Triquiteiros diz tudo! Atentos...felizes!



Depois, o lobo a avozinha e o caçador...



E no final as palmas foram mais que muitas... a repetição da história teve que ser feita!



Agora, os fantoches já se encontram na biblioteca, à "mão de semear" para que cada um possa  manipular os "bonecos" à vontade e assim desenvolver as suas capacidades educacionais, no que concerne mais concretamente à comunicação e à expressão sensório-motora. Aos poucos, as crianças irão sentir vontade de criar falas...de dialogar com os fantoches, aliando o movimento destes com as palavras.

21/09/2012

Hoje foi dia da Lara Filipe celebrar o seu aniversário. Fez quatro anos e estava felicíssima. Quem a vi e quem a viu à um ano atrás. 
Trouxe um bolo de chocolate que foi deito pela Tia Sara (segundo ela), decorado com umas "lindas flores cor de rosa...não achas professora? - disse-me ela" e cantou-se os parabéns.




Deitaram 4 foguetes...


e depois ...bora lá comer o bolo delicioso!




Para que conste, os Triquiteiros repetiram a dose, e não restou nadica de nadica!!!

PARABENS Lara Filipe!


Feliz Aniversário

20/09/2012

Num dos dias desta semana, a minha proposta de atividade aos Triquiteiros, consistiu em proporcionar-lhes o contacto (principalmente aos novos) com material de fácil moldagem. A pasta de farinha, além de ser uma atividade muito divertida e atrativa, desenvolve essencialmente a motricidade fina, que é essencial na aquisição da escrita.
Mas esta pasta de farinha, teve além dos ingredientes "farinha" e água, teve também o pudim "boca doce" (passe a publicidade). Além de dar cor à massa, tornava esta com um cheiro especial. 



"Boca doce" de morango!


Aqui fizemos também um jogo sensorial. Apelamos a um dos sentidos...o cheiro!



"Boca doce" de caramelo!


Mistura-se tudo... e já está pronta para ser moldada! (Pais: experimentem em casa!)


                                 
                               ...e já está pronta para ser moldada! (Pais: experimentem em casa!)


Ora vejam!!!



QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.