Triquicibernautas

06/12/2012

No dia 3 de Dezembro comemorou-se o dia Internacional do Portador de Deficiência. Não quisemos deixar passar esta data em branco e na sala  surgiu mais uma história de Todd Parr com o título "Tudo bem ser diferente."


Depois de ouvida a história, surgiu a conversa em grande grupo, e concluímos que como pessoas que somos, como seres individuais únicos, temos características próprias na maneira de ser, pensar, agir, sentir, no aspeto fisico, etc.
Ser diferente no aspeto físico, na mobilidade, na expressão oral, nos movimentos, não quer dizer que se é um "coitadinho" um "incapaz". Há uma deficiência, que embora real, não significa absoluta incapacidade, mas, somente uma certa limitação. Sendo assim, nada está certo nem errado. Apenas somos diferentes..
E como disseram os "Triquiteiros" depois de muita conversa sobre o assunto: "Todos somos diferentes, e não faz mal ser diferente…o importante é sermos amigos de todos.". É que, nada é mais deficiente que o preconceito, e nada mais eficiente que o amor!
Para que entendêssemos melhor o que sente uma pessoa que é diferente na visão - o cego, a professora Rosa Maria convidou o professor Miguel (do ensino especial), para fazer o jogo Goalball com os Triquiteiros. O Goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Em 1982, a Federação Internacional de desportos para cegos (IBSA) começou com esta modalidade nos Jogos Olímpicos para deficientes.
O professor Miguel começou por explicar ao grupo que o jogo Goalball é um jogo para cegos, e  é um desporto baseado nas perceções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no momento em que se joga. 




A bola possui guizos no interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam a sua direção










O arremesso da bola deve ser rasteiro e o objetivo é marcar golo na baliza adversária. Foi o que fizemos. Ora espreitem...Até a professora jogou!





Muito obrigada Professor Miguel por ter tirado um bocadinho do seu tempo livre para estar connosco. Foi muito bom!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.