Triquicibernautas

14/11/2012

Há alguns dias atrás, no post http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2012/11/nuvem-de-palavras-para.html, dizíamos que esta nuvem de palavras iria ser extremamente importante para o nosso quadro de aniversários, e que alguns dos responsáveis por este trabalho seriam a Lara Maria, a Margarida, o Hugo, o Ademar, o João Pedro, Francisco e Rodrigo Caeiro.
E foi o que aconteceu. O grupo deitou mãos ao trabalho e juntamente com a professora elaboraram mais um instrumento de gestão do quotidiano. Mais uma vez implicou-se a criança na construção de um meio de regulação social no âmbito do grupo.





A cada mês associamos uma imagem que "dizia algo" aos Triquiteiros...quase sempre uma data festiva. Por exemplo: Maio (dia da Mãe) ou Dezembro (Natal).






Depois verificamos quais as crianças que faziam anos em cada mês. E a fotografia de cada um dos Triquiteiros foi colada na imagem correspondente e colocada no respetivo mês, numa espécie de gráfico de barras.


Assim, aqueles que já fizeram anos desde que começou o ano letivo, estão na coluna de cima...


Os outros estão na de baixo e passarão para cima quando fizerem anos.


Foi isso que o grupo comunicou/explicou aos colegas, ou seja, como funciona o quadro. Desta forma, o quadro foi também uma forma de trabalhar a área da expressão e comunicação.


Por outro lado, a análise de conteúdo de um quadro como este possibilita a integração de outras aprendizagens como a emergência da matemática. A contagem, a correspondência do número (algarismo) à quantidade, o conjunto de crianças que fazem naquele mês, a pertença ou não a esse conjunto, a ligação do número cardinal (um) ao ordinal (primeiro) etc.
Para finalizar este quadro irá ajudar a celebrar algo tão importante como o aniversário de cada um, com todos os afetos que isso envolve e partilhar com o aniversariante um momento de felicidade imensa.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.