Triquicibernautas

16/10/2012

Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de Outubro. Trata-se de um chamamento aos países para a adoção de políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos. Nas escolas, aproveita-se o dia para insistir na sensibilização das crianças e famílias para alimentos saudáveis. Foi o que fizemos hoje.
Os Triquiteiros decidiram neste dia, da parte da manhã, fazer uma sopa de "Nabo Gigante". Alimentação saudável...pois claro. A história que tem vindo a ser trabalhada deu o mote para a feitura desta sopa. Os ingredientes foram os legumes que a velhinha e o velhinho semearam na horta deles:

As cenouras...


As batatas...


As ervilhas...


Os feijões...


E, claro o Nabo..."Gigante"...


Estava tudo pronto para começarem a preparação da sopa...


Era preciso cortar, partir os legumes aos bocadinhos, meter na panela, acrescentar o sal, o azeite e levar ao fogão. E, esperar que ficasse pronta para o almoço. Sim, porque foi esta sopa de nabo que eles comeram hoje.


Depois, foi só comer...rapar a tigela, e, até pedir mais!










No final foi feito o registo dos ingredientes da sopa...


De tarde, voltaram a trabalhar a motricidade fina  e, meteram mãos à massa, ou seja, à fruta, e toca a cortá-la aos bocadinhos. Maçã, pêra, laranja e limão. Aos frutos iriam juntar açúcar amarelo, seven-up e pau de canela. E, para quê?




 Para fazerem uma "Sangria de Fruta", ora vejam!












E, o registo do que levou a sangria também foi feito!

Entretanto a mãe da Ana João tinha enviado uma caixa de dióspiros, e decidimos fazer um lanche diferente.


Comer dióspiro e beber a "Sangria de Fruta"!









Um...que delicia. Grande dia da alimentação! 

1 comentários:

Unknown disse...

pois é foi um dia da alimentacão em cheio ,começando pela sopa de nabos ,os dióspiros e por fim a sangria de fruta com sebatete como diz a lara há noite foi uma festa eram,só foguetes pu,pu,pue pom...bjs

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.