Triquicibernautas

24/10/2012

A Agenda Semanal,  ou a Rotina Semanal é um instrumento “que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades e que conta a história da vida do grupo” (Escola Moderna, 1999: 8). Como a semana começa e encerra num ciclo de trabalho, este valioso instrumento regulamenta quer a organização e diversificação cooperada do trabalho, do tempo e das atividades, quer as relações humanas da turma. Assim, a criança começa a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus intervalos. A Agenda é fruto da negociação e cooperação entre o professor e as crianças, o que reforça uma gestão partilhada das decisões e do poder, essencial para a responsabilização das crianças. Neste instrumento inscrevem-se as atividades que, por exigência das instalações da escola, são realizadas em horas fixas e em locais comuns e outras atividades que se constituem, sem rigidez, rotinas da turma, por exemplo, o dia da Expressão Motora  e dia da avaliação semanal.  E “as rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4), ajudando a criar um ambiente agradável, seguro e enriquecedor.
Assim, em grupo decidimos que a Segunda-feira era o dia de escrevermos a noticia de fim de semana. Além da imagem alusiva associamos uma cor (em relação às cores decidimos manter as do ano anterior) o VERMELHO. 


A terça-feira é o dia que a professora Sandra está connosco...é o dia da Expressão Musical diferente, e é o dia AZUL.

A quarta-feira é o dia em que fazemos pinturas diferentes, haverá sempre a introdução de uma nova técnica, e é o dia VERDE.

A quinta-feira é o dia da Expressão Motora, e é o dia COR DE ROSA.


A sexta-feira é o dia da avaliação semanal, o dia em que se selecionam os trabalhos que vão para o portefólio ou não, e é o dia AMARELO.


O Martim e a Joana deram uma ajuda na feitura do cartaz da Agenda Semanal...



Que ficou assim!


Em suma, a Agenda Semanal fornece-nos  uma visão geral das rotinas e das atividades a realizar durante a semana e ajuda e na construção do Mapa de Presenças.


Também aqui decidimos manter o Mapa de Presenças que tínhamos no ano anterior. Uma tabela de dupla entrada em que constam os dias da semana , com as imagens e dias correspondentes, bem como os nomes de todas as crianças. Diariamente, estas marcam a sua presença no mapa, fazendo corresponder o seu nome com o referido dia. Normalmente, este registo da auto-avaliação da assiduidade sucede no primeiro momento do dia, ou seja, assim que chegam à sala. Padrinhos/madrinhas e afilhados/as, registam a presença, com um pequeno quadrado da cor do dia e com a inicial (P) de PRESENÇA.









A hetero-avaliação da assiduidade , acontece no final do dia, aquando da avaliação diária ou balanço do dia, em que o  responsável por esta tarefa marca as faltas com um pequeno quadrado com a inicial (F) de falta,que permite aos alunos e aos professores a tomada de consciência da assiduidade de todas e de cada uma das crianças


E como nos mostra Formosinho, (1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como plataformas de balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático, linguístico e social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, das crianças.
 Assim, ainda seguindo a linha de pensamento do mesmo autor, as descobertas dos “ritmos de presenças alternando com as ausências, sempre significativas para cada criança, ajudam a construir a consciência do tempo a partir das vivências e dos ritmos”. O par responsável da semana, contabiliza com o grupo, o número de crianças presentes e as que faltam e regista.


 Para além desta capacidade, este instrumento oferece outras oportunidades de leitura como coordenar um grande número de relações espaciais, temporais e simbólicas e proporcionar atividades diversificadas, como por exemplo a lógica proporcional, leitura e comparação de gráficos. 
O Quadro "Polivalente" que optamos por usar nesta sala funciona como "Calendário" que é um  instrumento que  ajuda as crianças a construir relações temporais e espaciais. Neste instrumento estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. E, é o par responsável semanal pelo calendário que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes para o grupo. Esta tarefa permite que as crianças relacionem o dia do mês, com o dia da semana e com o ano, adquirindo a consciência de que há elementos que mudam todos os dias enquanto outros se mantêm mais tempo. 
Por outro lado, este quadro tem nele contido também o mapa do tempo, a estação do ano e ainda imagens correspondentes a algumas atividades que fizeram durante o dia. 


Em suma, o manuseamento dos mapas, como instrumentos de trabalho, leva as crianças a construir aprendizagens. É um fazer pedagógico que permite as relações, o sentido de pertença, a participação, o aprender e o criar!

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Poderia dizer qual o livro que utilizou de Formosinho (1998) para fundamentar o seu texto. Gostaria de o ler.

Romy disse...

Boa tarde.
O livro é: OLIVEIRA-FORMOSINHO (1998a). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. (2ª Ed.)
Educação. Porto: Porto Editora.

Unknown disse...

Obrigada pela resposta.
Resto de bom feriado.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.