Triquicibernautas

27/09/2012

Num grupo de 25 crianças em que a idade da maioria se situa entre os 3 os 4 anos, e onde 13 são recém chegados à sala dos Triquiteiros, é de perceber que estes primeiros dias sejam de imensa agitação. Os triquiteiros novos querem estar em todas as áreas ao mesmo tempo, têm dificuldade em partilhar; as mãos e os pés de vez em quando fazem "malabarismos estranhos"...etc, etc.
Mas aos poucos  vão percebendo, ainda que muito a custo, que para estar nesta escola têm que ter em  atenção a algumas coisas. Ou seja, as regras começam a aparecer.
Esta semana, as aprendizagens giram em torno de:

"Olhos são para ver, descobrir ...deverão estar bem abertos...;
Os ouvidos bem à escuta...atentos;
A boca serve para falar...mas não muito alto... E claro, por o dedo no ar para falar, já que ao mesmo tempo não se percebem uns aos outros...;
Os pés são "pezinhos de veludo", andam dentro da sala suavemente...nada de correr;
Que se deve arrumar todo o material no final de trabalho nas áreas;
Que nas áreas tem de haver um número certo de meninos, como por ex: só podem estar 4 na área da Matemática e Jogos Calmos, pois quando estão  muitos a trabalhar ao mesmo tempo é uma grande confusão
As mãos deverão ser amigas... São mãos que ajudam e não mãos que magoam os amigos... e que deverão ser lavadas sempre que vão à casa de banho e antes de depois do almoço;"

Assim, decidimos estampar as mãos dos Triquiteiros num painel conjunto onde o lema é . "Mãos que ajudam", até porque estão também a aprender a gostar uns dos outros e as mãos são parte integrante dessa amizade.



E o resultado foi este...







Há...também já estão a aprender a dizer algumas palavras mágicas, tais como: Por favor; Obrigada; Bom dia; Desculpa; Até amanhã!


Isto vai lá...de certeza!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.