Triquicibernautas

12/09/2012

E porque o começo do novo ano letivo está próximo, ficam aqui algumas "dicas" para que este seja um sucesso. A relação escola-família  é fundamental!

Agora que vai começar…

Dormir

Uma boa noite de sono é muito importante para que as  crianças sejam bem-sucedidas na escola. 10 a 12 horas de sono por noite é o tempo necessário e recomendado para crianças pequenas.
Rotina

Ajuste a sua rotina diária para se adequar à programação do dia-a-dia da escola. Habitue o seu filho(a) a levantar-se cedo, almoçar mais tarde e a passar algum tempo a fazer projetos de diversão ou atividades em conjunto que ajudará a colocá-lo em modo de aprendizagem, pronto para a escola.


Preocupações
As crianças entram no jardim-de-infância com uma grande variedade (e vários níveis) de habilidades e conhecimentos. Não se preocupe muito sobre onde o seu filho está. Seja confiante que ele vai ganhar as habilidades que precisa para estar na escola.



Após as atividades escolares

Tente manter o seu filho(a) na escola, apenas e se possível dentro do horário letivo. Depois de um longo dia na escola, as crianças precisam de tempo para relaxar e descansar do seu dia.

Comer direito

Um pequeno-almoço saudável é muito importante. Escolha um pequeno-almoço que forneça bastante energia. É difícil concentrar-se em qualquer outra coisa quando se fica com fome. 

Comer na Mesa

Se o seu filho(a) está acostumado a comer fora da mesa, é hora de mudar isso.  Há regras que têm de ser implementadas, e estar sentado à mesa durante a refeição é uma delas. Comer com a família na hora do jantar vai dar ao seu filho(a) uma boa chance de falar com você sobre o seu dia. 

O Pai e a Mãe estão ansiosos com a mudança?

 Se você se sente ansioso(a) ou triste pelo seu filho(a) ir para a escola, tente não mostrar isso à frente dele(a). Ele (a) vai estar muito mais confortável se sentir que você também está confortável quando o deixa na escola.

Não demore muito no primeiro dia. Venha e veja a sala do seu filho(a) ajude-o  a encontrar algo para fazer, dê-lhe um abraço e um beijo e diga-lhe para ter um grande dia. Mesmo que seu filho(a) fique a chorar ele(a) vai adaptar-se melhor depois que você sair, e os professores estão acostumados a lidar com as lágrimas dos primeiros dias do início do ano letivo.
Como comunicar com o Professor?
Entre em contacto com a professora(a) sempre que necessite. Todas as dúvidas sobre o dia-a-dia do seu educando no Jardim de Infância deverão ser-lhe colocadas. Leia todas as notas ou notícias que chegam a casa do professor (a) do seu filho(a) ou da escola. Mantenha uma pasta com as informações importantes sobre os próximos eventos, datas e avisos para que a informação esteja facilmente acessível. Dessa forma, se você tiver alguma dúvida é só coloca-la.
Interação social
Se o seu filho(a) está a ter dificuldades em lidar com outra criança da sala, converse com o professor(a) antes de enfrentar outro pai. Ela (e) conhece as crianças e sabe quais as dinâmicas da sala de atividades e pode ter uma solução. Dê ao seu filho(a) o maior número possível de oportunidades de passar tempo com outras crianças da sua idade. As crianças precisam de muita prática para desenvolver as suas próprias habilidades, para fazer novos amigos, conviver com os outros, aprendendo a crescer através de desilusões e conflitos, a cooperar, e a descobrir como ser um bom amigo.
Motricidade
Dar oportunidades às crianças de desenvolver tanto a motricidade fina como as habilidades motoras grossas através de brincadeiras e experiências criativas é fundamental.
Dê ao seu filho(a) a oportunidade de desenvolver habilidades finas motoras através de atividades que incluem o corte, colagem, pintura, desenho, dobragem e outros.
Dê ao seu filho a oportunidade de brincar ao ar livre, atirar e pegar uma bola, corrida, marcha, salto, e outros tipos de atividades de desenvolvimento motor.

Cognição



O Seu filho(a) vai aprender muito ao longo do tempo que passar no jardim-de-infância, mas você pode participar em casa através de alguns dos caminhos a seguir...
-        Ler, ler, ler:  leitura com e para o seu filho, muitas vezes vai ajudar o seu filho (a) a começar o caminho para dominar a leitura e a escrita; a desenvolver a literacia.

-   Incentivar, e ensinar o seu filho(a) para se preocupar com outras crianças e pessoas, bem com as coisas do mundo que o rodeiam, como animais, plantas, e as coisas que pertencem a outros.

- Saiba dizer NÃO quando tiver que ser… Às vezes um "não-tão-bons" pode levar a uma oportunidade de aprender e tomar melhores decisões no futuro.

Reuniões/Avaliação

Vá às reuniões de turma. O professor(a) pode dar sugestões de coisas que você pode fazer em casa para ajudar seu filho por exemplo em áreas problemáticas.

Use notas e avaliações como guias para os comentários sobre quais as áreas para trabalhar em casa. Não fique com "stress" para sair…a vida escolar do seu filho(a) é muito importante!
Aprender é divertido
 O que há de mais importante sobre essa transição crucial na educação formal é a compreensão de que a escola e aprender é divertido e excitante. Toque na curiosidade natural da criança e entusiasme o seu filho(a) em aprender coisas novas e o ano com certeza será um sucesso.
A maioria das crianças faz muito bem a adaptação ao Jardim de Infância. Aborde o ano, com entusiasmo e excitação e seu filho(a) seguirá certamente o seu entusiasmo … Não demorará muito até você perceber que a transição para o jardim de infância é tão fácil como ABC!!!

Bom ano letivo!!!
(adaptado de  http://www.teachpreschool.org/2012 e Www.ensinobasico.com/...pre-escolar)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.