Triquicibernautas

29/05/2012

O Geoplano foi elaborado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Existem diferentes tipos de geoplano (oval, triangular, circular, trelissado), mas o mais utilizado é o quadrado. Consiste em uma base de madeira, ou plástico de forma quadrada, com vários pinos (pregos) fixados, a meia altura, formando um quadriculado e a distância de um pino (prego) para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma. Os Geoplanos podem ser de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos em cada lado, por exemplo, 10x10, ou seja, cada lado do Geoplano tem 10 pinos (pregos), ou 5x5 (5 pregos).


O Geoplano é  um recurso didáctico que permite desenvolver todo um conjunto de conceitos espaciais, permitindo o acesso à geometria através da manipulação.  Partindo do concreto, este material oferece um apoio à representação, levando à construção de conceitos abstractos.
As crianças podem trabalhar com as formas geométricas e com o conceito de simetria, podendo também desenhar de acordo com a sua criatividade (formas geométricas, casas, bonecos, a letra do seu nome, números…).
Outra estratégia para trabalhar com o Geoplano é fornecer modelos geométricos e de figuras que as crianças podem reproduzir com os elásticos de cores. Existem actualmente Geoplanos feitos em material transparente que permitem colocar a folha de papel com o modelo por baixo, facilitando assim o processo de reprodução do modelo em causa. 
Os Triquiteiros têm trabalhado todos estes conceitos como o Geoplano,  já que o  importante é disponibilizar os materiais e proporcionar às crianças oportunidades para os utilizarem, facilitando o desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos,como por exemplo:

- Construir e comparar diferentes figuras geométricas no geoplano;
- Reproduzir as figuras construídas no geoplano na malha pontilhada;
- Identificar lados e vértices de um polígono.





















0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.