Triquicibernautas

02/04/2012



Porque nos encontramos na época da Páscoa, decidi ler esta história aos Triquiteiros, para ao mesmo tempo trabalharmos mais uma vez o tema da multiculturalidade. E a história diz mais ou menos isto:
"Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. 

Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada." Este é um livro da autoria de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar. 

Na sala de atividades, após a leitura da história, os Triquiteiros fizeram o reconto da mesma. Fizeram ainda  um levantamento das personagens, das acções desenvolvidas pelas mesmas e do espaço em que decorreram essas acções. Auscultados sobre a parte da história que tinham gostado mais, o grupo foi unânime na escolha das quadras que descreviam os filhos da galinha. Aí trabalharam as rimas, a divisão silábica, o sentido do número etc.
Embora, tenham tomado contato com a história através do livro, fica aqui o power point da mesma, para os Triquiteiros a reverem em casa. O power point é da colega Dulce (Obrigada pela partilha!).
Osovosmisteriosos


E como os ovos eram diferentes, falou-se da  multiculturalidade  e dos ovos de Páscoa, que podem ser de chocolates, mas também ovos pintados à mão, ou ovos cozidos com cascas de cebola. Foi o que os Triquiteiros fizeram. Cada um colocou um ovos no tacho...


já com as cascas das cebolas,



E foram a cozer. Quando ficaram prontos, estavam assim...


E esta cor é Mistério?, Magia?... Não! Efeito das casacas da cebola.


Por fim, cada um levou o seu ovo para casa. Mais uma forma de lembrar a época Pascal.



0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.