Triquicibernautas

15/01/2012

Ao longo de vários dias os Triquiteiros foram construindo as suas coroas para a atividade de "Cantar de Reis". Visualizaram vários modelos de coroas e escolheram a que mais gostaram. De seguida partiram para a ação... e toca a cortar... é que já estão a ficar crescidos!!!










 Coroas cortadas, estão prontas para serem decoradas... Com pintura de dedo, que foi o que decidiram (esta é uma técnica que gostam muito).













Depois de pintadas, a decoração continuou... aqui a escolha divergiu entre colocar "bolinhas de papel metalizado",










e ainda meter um fio dourado.


ou colar botões nos bicos das coroas.







E por fim, um toque de purpurina dourada, prateada, etc.






Eis o resultado final...


Com esta oficina, pretendeu-se dar um sentido de valor acrescido da participação da criança na sua aprendizagem, favorecendo processos de metacognição, já que a criança se vai apercebendo do que é capaz ou não de fazer... "Já consigo cortar ou não", "Pinto sozinha"... Como diz  (Parente, 2004, p.61) desta forma a criança, envolve-se com a sua “própria história pessoal de aprendizagem”. Ao mesmo tempo, quando se envolve a criança como construtura do seu próprio conhecimento, está a ser-lhe incutido o sentido de reflexão, auto-análise e auto-avaliação.
Foram ainda trabalhados conceitos matemáticos, como as cores, as formas geométricas, a contagem, a noção de "maior" e "menor". O que interessa aqui são os processos de aprendizagem e não o produto final... 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.