Triquicibernautas

30/09/2011

A história do Gualter (um colega novo na turma) chegou à sala dos Triquiteiros e foi deveras importante, porque fala sobre o comportamento do Carlos, e obviamente sobre a falta de regras. 

O mesmo estava a acontecer com algumas crianças que vieram de novo para esta sala, e os Triquiteiros do ano passado já estavam a "exigir" que estes tivessem regras.
Os Triquiteiros visualizaram e ouviram a história com muita atenção e no final conversaram bastante sobre as regras da sala, comparando a história com a leitura de imagens que encontraram numa revista de educação (relacionadas com esta temática). 
Fica aqui a história para poderem ver em casa,  com um agradecimento à colega Graça Capela pela partilha.

Um colega novo na turma




Posteriormente transmitiram as suas decisões em frases que estão num local visível para todos se irem lembrando.
As regras são muito importantes para a vida social e democrática da sala.


Nota: Os pais podem ajudar em casa... é só ler a história com os Triquiteiros e conversar sobre isto. 
Para termos uma educação de qualidade é necessária uma boa articulação Escola/Família. A família é a pedra chave na formação/educação das crianças. A escola ajuda a cimentar essa mesma educação e não conseguirá modificar atitudes e comportamentos, se a família não falar a mesma linguagem que a escola.



29/09/2011

Os primeiros dias na sala dos Triquiteiros têm sido de alguma azáfama. Entraram 15 crianças novas, a maioria das quais de 3 anos. Muitas destas ainda têm alguma dificuldade em fazer a sua integração.
É normal... Tudo é novo. As regras do espaço sala e exterior, o almoço (que custa tanto), ficar até às 18.15h (são tantas horas aqui dentro), que a lágrima ao canto do olho ainda aparece por vezes, embora com menos frequência. Mas os amigos do ano passado que ficaram que ficaram na sala, têm contribuído para que os novos façam uma melhor integração.
Um bom exemplo é o contributo que a Raquel e a Leonor têm dado na ajuda da arrumação da sala. Depois de cada grupo arrumar a área respectiva elas vão "fazer a ronda" e "chamam a atenção" dos amigos se as áreas não ficaram devidamente arrumadas, explicando-lhes como se faz.



Ajudam-nos a entender as regras, acompanham-nos à casa de banho, protegem-nos no recreio etc. e aos pouquinhos o grupo irá irá ficar mais calmo e organizado.
Mas não pensem, que não têm trabalhado!!!
Ora vejam como os Triquiteiros já se estão tornando pequenos artistas...
Pintura de dedo ...



Pintura de contorno para avaliação diagnostica...





 Até as capas para meter trabalhos já fizeram e identificaram...


Modelagem com plasticina...


















E até a Margarida já se aventura na área das ciências a observar com a lupa a tartaruga da sala...


22/09/2011

A Lara Filipe é uma das novas "aquisições" da sala dos Triquiteiros, e ontem dia 21 de Setembro, foi o dia do seu aniversário. Fez 3 anos.




Trouxe um bolo delicioso feito pela mãe!!!


Os Triquiteiros adortaram...

Parabéns Lara Filipe



Aniversário

20/09/2011

17/09/2011


O Bernardo fez 5 anos nas férias do Verão e  festejou com os amigos no 2º dia de escola. Trouxe um bolo de chocolate com a imagem do Homem Aranha que os amigos adoraram...




O irmão também veio festejar com ele...



Também trouxe pipocas... que fizeram as delicias de todos.




Parabéns Bernardo!

Feliz
Aniversário
A manhã do dia 15 amanheceu cheia de sol e com muito calor. Um bom auspicio para receber os novos Triquiteiros. E assim foi!!! O 1º dia ou a 1ª manhã foi passada entre a sala e o exterior, com os pais e o pessoal da escola, na aventura da descoberta dos "cantos à casa". Chegaram à sala A 15 novos Triquiteiros, quase todos com a palavra "ansiedade" no cantinho da boca. Ficamos a conhecer a Ana João, a Ana Paula, o Francisco, o Gabriel, o Henrique, o João Pedro, a Lara Maria, a Lara Filipe, o Luís Pedro,a Margarida, a Maria Isabel, a Matilde, o Rafael, o Rodrigo e o Miguel. E a manhã passou num instantinho!!!
No 2º dia (e já mais a sério, pois foi um dia completo) foi altura de todos se conhecerem, fazerem apresentações, (não ainda ao redor da mesa grande) porque temos que dar tempo às mais recentes aquisições de se ambientarem, pois ainda há duas ou três carinhas "chorosas", mas na manta grande. O grupo continuou na exploração do espaço (sala)...














do espaço (exterior)...















e já conseguiram estar bem atentos à história...


e ficar com rostinhos de satisfação...


Para os 15 Triquiteiros novos foi também a 1ª vez que almoçaram na escola, e para 1º dia até correu muito bem. No final do dia era já visível que se tinha criado laços...


Regressamos todos segunda-feira. Bom fim de semana!!!


QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.