Triquicibernautas

20/02/2011

Ao responderem ao desafio de construir corações com duas formas geométricas que já conheciam bem, levou-me a considerar que os Triquiteiros já seriam capazes de começar a trabalhar o Tangram. A "Dança dos Polígonos" tem como intenção primeira o exercício da fantasia, através de experiências que ligam formas diferenciadas da expressão e comunicação - a palavra, a música, a imagem, a linguagem matemática, onde a "geometria e a aritmética contêm uma quantidade de argumentos sobre os quais a imaginação deve operar para que possam ser compreendidas." (Rodari, Gianni, 1982). Estas experiências giram em torno de um gato, um gato especial composto por sete peças poligonais (um quadrado, cinco triângulos e um paralelogramo), um gato que dança, ao som de uma música, sob o céu cheio de estrelas e luar. Enquanto dança, toma formas variadas.

Quando constroem as figurinhas do gato, têm a oportunidade de reconhecer as figuras geométricas em contextos, tamanhos e posições diferentes; e, ainda, a possibilidade de observar a decomposição e composição de figuras geométricas.
Ao interagirem com o jogo no computador estão a usar a agilidade manual, a percepção visual (reconhecimento das formas e reconhecimento de relações entre medidas dos lados dos "Tans") e efectuam translações e rotações. 


O gato - uma figurinha tangram - dança...
Enquanto dança, todo o seu corpo se desmembra e os sete polígonos que o compõem reorganizam-se. tornando formas variadas - sete formas diferentes.

Este é um poderoso instrumento  de compreensão, de desenvolvimento e enriquecimento pessoal.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.