Triquicibernautas

04/12/2010

Esta semana comemorou-se o "Dia Internacional da Criança com Deficiência", e na sala dos "Triquiteiros" já se tinha falado das diferenças aquando das histórias "Tita a coelhinha diferente" e "Ana a Grande", mas o Professor Miguel propôs uma actividade diferente para comemorar este dia e não podíamos ficar indiferentes a uma situação que nos educa para os Valores e para a Cidadania. E, então o que é isto de "Ser Diferente": (abaixo, frases dos "Triquiteiros")
- Porque não temos todos  a mesma cor de pele!...
- Porque há meninos que não falam como nós!...
- Porque uns são grandes e outros pequenos!...
- Porque temos olhos e cabelos diferentes!...
- Porque uns conseguem ver e outros não!...
- Porque uns ouvem e outros não!..
Mas somos pessoas, portanto, seres individuais únicos, com caracteristicas próprias na maneira de ser, pensar, agir, sentir... Sendo assim, nada está certo nem errado. Apenas somos diferentes...
Ser diferente no aspecto fisico, na mobilidade, na expressão oral, nos movimentos, não quer dizer que se é um "coitadinho" um "incapaz". Há uma deficiência, que embora real, não significa absoluta incapacidade, mas, somente uma certa limitação. E como disseram os "Triquiteiros" depois de muita conversa sobre o assunto: "Todos somos diferentes,mas todos temos de ser amigos",era também importante (para além da conversa) que se pusessem no papel de um cego por alguns momentos. Foi o que o Professor Miguel propôs ao grupo.

Por uns momentos colocaram uma venda preta nos olhos, e andaram à descoberta do espaço...
Chegamos à conclusão de como é dificil não ver. Até a Professora "andou às aranhas".
Bem... e depois fizemos um jogo que se chama GOAL BALL. E o que é isto:
O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Em 1982, a Federação Internacional de desportos  para Cegos (IBSA) começou com esta  modalidade nos Jogos Olímpicos para deficientes. A bola possui guizos no interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. O arremesso da bola deve ser rasteiro e o objectivo é marcar golo na baliza adversária.
O Goalball é um desporte baseado nas percepções táctil e auditiva, por isso não pode haver barulho no momento em que se joga. Foi o que tentamos fazer.

Primeiro sentiram o peso e o som da bola...

Depois jogaram...





E assim a "diferença" tem apenas o valor que lhe quisermos dar!

Nota. Houve crianças que não quiseram vendar os olhos, por isso não fizeram o jogo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Triquiteiros...
Acho uma actividade muito importante para que as nossas crianças possam entender as dificuldades de outras crianças no dia a dia e assim perceber que é preciso ajudar ´´hoje´´ e num futuro próximo quem precisa.
Aqui fica um comentário positivo de uma actividade que deve ser sempre relembrada as nossas crianças.
Parabens Triquiteiros...

Rute Marinho

Silvana Lima disse...

Encantada, amei este blog, vou publicar algumas atividades no meu, minhas seguidoras precisa conhecer seu blog, lindo! Parbéns pelo trabalho.
Sou seguidora...

http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

Romy disse...

Obrigada Silvana, e seja bem vinda ao "mundo encantado" dos Triquiteiros!

Romy disse...

Silvana Lima: Não consegui deixar comentário nos seu blogue. Muito obrigada por partilhar o trabalho dos Triquiteiros. Vou adicioná-la ao meu blogue e no facebook.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.