Triquicibernautas

12/12/2010

Como disse no "post" anterior o Natal tinha chegado à sala dos "Triquiteiros" e tinha vindo nas "Asas do Arco-Iris". Esta é a história de uma cidade muito triste e cinzenta que ganha cor e vida graças a um menino muito sonhador, o Jerónimo e a Ariela e suas fadas amigas. Depois de terem visto e ouvido na história através do computador, o grupo fez o "Reconto" da mesma:
- Era uma vez uma cidade cinzenta (Gaby), tinha casas cinzentas, árvores cinzentas, o rio era cinzento, o céu também era cinzento. (Miguel, Luís Miguel, Maragarida)
- As pessoas vestiam roupas cinzentas (Zé), eram tristes (David), carrancudas (Margarida), não tinham tempo para nada (Margarida), não tinham tempo para brincar, saltar, passear (Ana Luís).
- O Jerónimo (que é a personagem principal da história) era um menino que vivia nesta cidade e andava triste (Gaby), porque na cidade era tudo cinzento. Um dia o Jerónimo pediu aos pais para o ajudar a escrever uma carta ao Pai Natal (Rui), e a resposta foi: "Não tenho tempo para isso" (Margarida). Ele ficou muito triste(Leo) e foi para a janela ver as nuvens. (Ana Luís). Apareceu um elefante, uma ovelha e umas coelhas desenhadas nas nuvens. (David, Luís Miguel). Depois apareceu a Fada Ariela, que achou aquela cidade muito triste e resolveu chamar as amigas, milhares de amigas (Margarida) para pôr a cidade às cores (Miguel)... Começou a cair neve ás cores para a cidade ficar colorida e alegre. (Leonor)
- De repente, as casa ficaram ás cores (Raquel), as roupas, as pessoas, o rio, o céu, tudo ficou ás cores e mais feliz.(Zé). As pessoas ficaram felizes, (Beatriz S.), passaram a ter tempo para brincarem. (Leonor).
Apareceu um Arco-Iris (Raquel) e fizeram um grande boneco de neve ás cores (Margarida), as pessoas já tinham tempo e desejaram um Feliz Natal a todos. (Leonor) Todos ficaram mais felizes, contentes ... ás cores.(Leo)





Depois deste "Reconto" o professor Miguel levantou algumas questões sobre a mesma:

- E se tudo fosse cinzento, como seria a nossa vida? - Seria muito triste (Beatriz S.), porque ficavamos carrancudos (Margarida).
- Porque é que o Jerónimo se sentia triste? - Porque a vida dele era cinzenta, não brincava com ninguém, não tinha amigos (Margarida).
- O que é mais importante que o natal? - Nada é mais importante que o natal. (Margarida), porque o natal é Ajudar (Gaby), Brincar (Ana Luís), Partilhar (Raquel), Familia (Margarida)
Mas também precisamos de poupar dinheirinho para o natal(Rui).
- Os presentes são importantes no Natal? - Sim, para ficarmos contentes e felizes (Leonor) e brincar com eles.( Luís Miguel)
- O que nos diz esta história de importante? - Para nos portarmos bem e partilhar.(Zé) É importante contar esta história aos pais (Margarida), para eles brincarem connosco,(Zé), para nos levarem a passear. (Gaby).

Exploramos também algumas palavras da história e tentamos perceber o seu significado.

- O que quer dizer BONITO? - Giro, Lindo (Grupo), Esplêndido (Margarida)
- O que quer dizer CARRANCUDOS? - Tristes (Leonor), Feios (Miguel), Zangados (Luis Miguel).
- O que quer dizer GRACIOSAMENTE? - Devagar, Suavemente (Margarida)
- O que quer dizer FASCINADO? - Espantado (Gaby), Admirado ( David, com ajuda)
- O que quer dizer UNÍSSONO? - Todos ao mesmo tempo (Gaby)
O que quer dizer TERNURA?  - Miminho (Gaby), Carinho (Rafael)

Com esta história  tentei que eles tentassem perceber os dois momentos diferentes da mesma. Ou seja, no primeiro contexto da história: o da Tristeza, Desanimo, Falta de Tempo dos Adultos,(que vem assolando a nossa sociedade) e no segundo contexto: a Alegria, Amor, Amizade, Ajuda, Cor, Partilha (aquilo que deveria nortear a vida de todos).
Através da história e de muita conversa em grande grupo, os "Triquiteiros"  adquiriram valores como o da "Partilha", da "Ajuda", "Fazer Os outros Felizes" .
E como é que eles vão "mostrar" estes valores?
-Vamos apenas pedir um presente ao Nai Natal para nós, e o "resto do dinheiro" vai ser para partilhar alimentos com aqueles meninos que mais precisam, fazendo-os ter um Natal mais feliz e deixá-los menos tristes...Vamos construir um CABAZ de NATAL .(Pais ajudem) - (palavras do grupo).
Bom Natal para todos com os desenhos do Miguel e do Luís Miguel.



 
Nota: No inicio da próxima semana postarei noticias sobre as actividades de natal que os "Triquiteiros" têm estado a trabalhar.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.