Triquicibernautas

27/11/2010

Começamos a "brincar" com o Cuisenaire... Este material tem o seu nome devido ao seu criador: Georges Cuisenaire, (1981-1980). Cuisenaire era professor de matemática na Bélgica, e um dia ao ver um aluno desesperado numa aula (com alguns conceitos matemáticos) decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática de uma forma lúdica. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu o "Arco-Iris da Matemática".
Os "Triquiteiros" estão a usar o material pedagógico "Barrinhas do Ludo o Sonhador"

E através da história do Ludo e da Ilha "A,E,I,O,U, entraram na 1ª fase chamada de "Fase de pesquisa empirica", que consiste essencialmente na manipulação e no conhecimento do material. Com esta actividade estão a fazer construções espaciais bidimensionais, que os conduzem a descobrir a relação existente entre as barras e as cores (que barras com a mesma medida de comprimento têm a mesma cor, que barras com medidas de comprimento diferentes têm cor diferente e que justapondo várias barras a soma das medidas de comprimento é igual às de outras barras dadas), ou seja, estão a construir relações matemáticas, pois o 1º contacto com este material, vai esbelecendo informalmente essas relações.




















Mais tarde, iremos passar para uma nova fase, que irá conter actividades didáticas introdutórias às operações aritméticas da adição e subtração, ex:

Se quiserem saber mais sobre este material sigam este link no youtube:

2 comentários:

Angela disse...

A minha mãe gostou muito das reguas de cores e eu gostei ainda mais, diz a Leonor...

Muito produtiva e avançada esta sala A.

Romy disse...

Como diz Saint-Exupéry no "Principezinho" - "Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante"... Pelos "Triquiteiros" vale a pena!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.